Como funciona o empréstimo para MEI

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma das principais vantagens em se formalizar como microempreendedor individual (MEI) são as condições de empréstimo. Saiba mais sobre como funciona a concessão de crédito para MEI e como realizar publicação no Diário Oficial da União. 

Enquanto MEI, um empreendedor com CNPJ ativo tem acesso a alguns benefícios empresariais. Entre eles, é preciso destacar o acesso a concessões de crédito por instituições bancárias, o chamado empréstimo para MEI. 

Saiba mais: O que fazer se perdeu o prazo ou declarou errado o MEI

Onde pedir empréstimo sendo um microempreendedor individual?

Existem diversas instituições financeiras que oferecem vantagens para quem é MEI. Entre elas, é possível citar a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). 

Para saber qual a melhor alternativa, é preciso pesquisar bastante e estudar todas as regras e taxas que cada banco oferece. 

Ainda vale salientar que vários bancos oferecem linhas de crédito que seguem objetivos específicos do microempreendedor.

Nesse sentido, as instituições bancárias podem auxiliar na utilização do montante que está sendo solicitado, o que pode ser de grande ajuda para tomar decisões dentro do negócio, aumentar o capital de giro e até mesmo antecipar vendas.

Requisitos para conseguir um empréstimo para MEI

Existem alguns pré-requisitos que precisam estar em ordem antes de solicitar um empréstimo para MEI. São eles:

  • Ter um plano de investimento: Já estar ciente de todas as razões e motivos que levaram à solicitação do empréstimo, e como pretende aplicar esse dinheiro.
  • Ter toda a documentação necessária: Cada instituição financeira exige uma lista específica de documentos, mas os obrigatórios são RG, CPF, comprovante de residência e certificado do MEI.
  • Apresentar o comprovante de renda: É preciso ter em mãos o comprovante de renda pessoal e, também, da empresa. Isso serve para atestar a consolidação do negócio e mostrar aos bancos que existe organização e a capacidade de cumprir prazos e compromissos.

Saiba mais: MEI – Como parcelar os débitos com a Receita Federal.

Vantagem do empréstimo para MEI

Basicamente, a principal vantagem de obter um empréstimo para MEI é a taxa de juros, que é sempre mais baixa em comparação às outras modalidades de crédito. 

Mas esse benefício só é oferecido quando o microempreendedor consegue comprovar que aplicará o crédito em vantagens para o empreendimento.

Atenção antes de contratar empréstimo para MEI

Em diversas situações, a concessão de crédito para MEI se faz necessária, uma vez que a consolidação e o crescimento de um empreendimento também dependem de recursos financeiros para acontecer. 

Nesse sentido, um dos principais cuidados para se ter antes de contratar esse tipo de empréstimo é o de elaborar um projeto dizendo o que exatamente será feito no empreendimento com o dinheiro contratado. 

É preciso analisar quais os principais objetivos a serem alcançados por meio do empréstimo e qual o resultado esperado, fazendo projeções específicas do quanto o empreendimento renderá.

Acompanhe notícias e realize publicações no Diário Oficial da União pela internet

O Diário Oficial-e é um portal online em que é possível acompanhar todas as notícias vinculadas ao DOU, assim como realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. 

Navegue pelo portal para saber como publicar no DOU.

Você também pode gostar

Deixe um comentário