Como se manter atualizado na legislação contábil?

Diário Oficial
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Saiba como se manter atualizado quanto à legislação contábil e como ter acesso ao que é publicado no Diário Oficial pela internet. 

Contas pagas de maneira indevida ou mesmo multas e juros por atraso no recolhimento da tributação são situações mais comuns do que se imagina. 

Saiba mais: INSS – Reajuste na tabela

É preciso manter-se sempre atualizado em qualquer profissão, contudo, para gestores e contadores, essa é uma exigência ainda maior. Acompanhe:

Como se manter atualizado na legislação contábil

 

  • Invista em treinamento

 

Por mais que haja contato praticamente diário com a legislação, existem particularidades nas formas de execução de cada processo, até mesmo maneiras mais eficientes de fazê-la, que acabam passando despercebidas. 

Por isso, é preciso investir em cursos, pós-graduações e treinamentos. 

Durante o treinamento, se estabelece um diálogo com especialistas de determinadas áreas, o que é fundamental para conhecer metodologias importantes que podem ser empregadas. Até mesmo detalhes podem significar redução de custos para empresas. 

Em vista disso, é preciso se manter focado em aperfeiçoamento constante. Não é possível dominar definitivamente todos os assuntos, uma vez que há sempre algo novo para aprender. 

 

  • Mantenha uma rotina de leitura

 

A contabilidade se transforma diariamente, por isso, é fundamental estabelecer uma rotina de leitura. Também é preciso contar com fontes confiáveis para captar as informações, o que fará toda a diferença na prática de trabalho. 

Um bom exercício é separar cerca de 30 minutos, todas as manhãs, para a leitura de informações sobre legislação, tecnologia e normas da contabilidade. 

 

  • Acompanhe estudos de caso

 

Ao acompanhar estudos de caso, o contador pode ter acesso a conteúdos desenvolvidos por outros profissionais que enfrentaram adversidades que podem ser similares às dele. Ou seja, a busca por entidades de classe possibilita dialogar com a comunidade contábil, esclarecendo orientações em determinados casos. 

 

  • Invista em métodos de automatização

 

Além de poupar o tempo do contador na execução de tarefas do cotidiano, os softwares de automatização mantêm o escritório integrado a tudo o que há de mais novo e tecnológico, o que pode se aplicar às modificações tributárias e legislativas. 

Os sistemas de gestão e contabilidade estão, a todo tempo, recebendo atualizações referentes às mudanças impostas por órgãos governamentais, contribuindo para que o escritório evite cometer erros simples. 

Dessa forma, mesmo que algum campo de formulário possua um erro simples, um bom software contábil conseguirá informar e disponibilizar a versão correta, tão logo ela entre em vigor. Basta manter os sistemas atualizados. 

 

  • Se manter atento quanto aos prazos

 

Há prazos que precisam ser cumpridos, tais como para a elaboração de contrato referente a uma contratação ou a um desligamento de funcionário, para registro de profissionais junto ao MTE, ou mesmo para pagamentos de benefícios, direitos e tributos. 

Apenas um dia de atraso é o suficiente para gerar juros e multas. 

Em vista disso, é altamente recomendável elaborar fluxogramas de trabalho para situações rotineiras que demandam atenção. 

Por meio de esquemas, o profissional é capaz de conferir cada situação, individualmente, priorizar ações que tenham um prazo menor para o cumprimento e diminuir os riscos de penalização por atrasos ou por insuficiência de documentação. 

Publique no Diário Oficial e mantenha-se à par de tudo o que é veiculado ao DOU

O Diário Oficial é o veículo de comunicação oficial do Governo, além de, por meio dele, ser possível acompanhar notícias e informativos sobre o universo empresarial. O portal Diário Oficial–e oferece acesso gratuito ao DOU e também a possibilidade de publicar no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios de forma correta e segura. 

Navegue pelo site para saber como publicar no Diário Oficial.

Você também pode gostar

Deixe um comentário