Entenda o que são Score e Cadastro Positivo

Diário Oficial da União
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Saiba quais são as funcionalidades do Score e do Cadastro Positivo, e por que são importantes para quem faz uso de gerenciador financeiro. Veja também como publicar no Diário Oficial. 

Para realizar a análise de crédito que é necessária para concessão de crédito por instituições financeiras, é preciso lançar mão de diversas ferramentas, tais como Score e Cadastro Positivo. 

Saiba mais: Conheça a importância de um gerenciador financeiro

Nesse sentido, é importante que os gestores conheçam mais sobre esses critérios analisados pelas instituições. 

O que é Score

O Score é um método utilizado pelas instituições para traçar um parâmetro de risco que uma determinada pessoa tem de não quitar as contas dentro do prazo estipulado. Sua medição leva em consideração diversas variáveis, mas é preciso focar no que pode interferir significativamente durante uma análise de crédito. 

Se, anteriormente, os bancos e instituições financeiras faziam uso de análise de CPF nos bancos de dados disponíveis, como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com a criação do Score esse procedimento mudou bastante. 

A análise, agora, considera pontuações de crédito estipuladas pelo Serasa. Nesse sentido, quando a pessoa atrasa uma determinada conta por alguns dias, já perde pontuação de crédito. 

Mesmo depois de quitar a conta com atraso, poderá enfrentar problemas para conseguir uma contratação de crédito, caso a pontuação não volte a subir (ainda que não tenha nenhuma dívida pendente).

O que é Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é outro parâmetro que, assim como o Score, é muito importante durante o processo de contratação de crédito. Lembrando que o Score, por si só, considera apenas os fatores mencionados anteriormente (como histórico de crédito, por exemplo). 

Aliado ao Cadastro Positivo, todos os pagamentos em dia são levados em conta para o banco de dados responsável pela pontuação da pessoa, e diferente do Score, é preciso realizar um cadastro para que os dados positivos de crédito sejam levados em consideração. 

Ou seja, para que o Score considere os bons pagamentos automaticamente, é necessário que a pessoa realize o Cadastro Positivo.

Vantagens de usar o Cadastro Positivo

Ao conciliar o Score ao Cadastro Positivo, dentro de um procedimento de análise de crédito, é possível gerar mais parâmetros de dados, facilitando a tomada de decisão de concessão de créditos por parte das instituições financeiras. 

Essa é uma grande vantagem para os interessados na obtenção de crédito, já que o Cadastro Positivo traz à tona todos os dados de bons pagamentos. Nesse sentido, ainda que a pessoa tenha alguns atrasos em seu histórico, o Cadastro Positivo reúne todos os dados favoráveis, que certamente ajudarão a melhorar a pontuação. 

É possível afirmar que a pontuação, para obter créditos, é cada vez mais difícil e rigorosa do que a superficial análise que as instituições costumavam realizar antigamente. 

Isso é bom para as empresas que fornecem linhas de crédito, porém pode não ser nada vantajoso para quem teve a pontuação reduzida por conta de um pequeno atraso.

Realize publicações de Score e Cadastro Positivo no Diário Oficial

Por meio do Diário Oficial-e, é possível realizar consultas gratuitas aos materiais do Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios, assim como publicar com auxílio profissional nesses veículos de comunicação legais do governo. 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a empresa e seus serviços.

Veja mais: O que é dissídio salarialO que é uma ataFusão empresarial

Você também pode gostar

Deixe um comentário