O que é outsourcing estratégico?

Diário Oficial
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Saiba o que é outsourcing estratégico, como funciona e quais são seus benefícios. Veja também como acompanhar todas as notícias do Diário Oficial pela internet.

O outsourcing estratégico tem sido adotado pelas empresas como uma forma de combater custos após a recessão econômica, assim como lidar com o alto grau de competição existente no mercado hoje. 

Saiba mais: Conheça as diferenças entre os certificados e-CPF, e-CNPJ e NFe.

O que é outsourcing estratégico

O outsourcing pode ser compreendido como uma parceria em que uma empresa fornece serviços especializados à outra, como na gestão de contabilidade, por exemplo. 

Aqui, é importante frisar que a relação firmada entre empresas por meio de outsourcing deve envolver confiança suficiente para firmar parcerias a longo prazo, permitindo maior compartilhamento de ganhos (e riscos), além de garantir todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento (principalmente em casos de natureza mais complexa). 

Como funciona o outsourcing

O outsourcing estratégico pode atender a diversas demandas e organizações, seja nos bons ou maus momentos do mercado. 

Quando a economia vai bem, há uma demanda maior por alterações que busquem evoluir o negócio, e por recursos mais escassos, motivando a adoção de outsourcing, já que, assim, a probabilidade de alcançar o sucesso e o acesso a novas tecnologias é muito maior. 

Por outro lado, quando a economia vai mal, a principal prioridade das empresas passa a ser a redução de custos, fazendo do outsourcing uma alternativa muito atraente para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. 

Múltiplas possibilidades

As empresas que optam pelo outsourcing podem desfazer a parceria com a empresa fornecedora do serviço à medida que novas tecnologias forem surgindo e sendo oferecidas por outras prestadoras. 

O outsourcing também pode não manter o foco em atividades que visam à diferenciação do negócio, mas, sim, nas atividades que visam melhor desempenho e que, por isso, geram vantagem competitiva a longo prazo. 

Dentre as principais razões que levam uma empresa a adotar o outsourcing, é possível citar:

  • Redução e controle dos custos operacionais;
  • Acesso a recursos de classe mundial;
  • Incremento do foco gerencial nas atividades essenciais;
  • Liberação de recursos internos para outros propósitos;
  • Obtenção de recursos não disponíveis internamente. 

Saiba mais: Confira quais são os tipos de notas fiscais mais usadas

Benefícios do outsourcing estratégico

A partir da uma boa relação de outsourcing, e uma equipe especializada, é possível ter acesso à inovação tecnológica ao mesmo tempo em que se garante a segurança de dados, por exemplo. 

Além disso, o outsourcing permite à empresa desfrutar desses benefícios com um custo muito abaixo do que teria para manter todos os serviços internamente. 

Um dos principais benefícios, quando se fala em outsourcing estratégico, diz respeito ao custo da oportunidade. Se a empresa decide cuidar de diversos serviços com mão de obra interna, a equipe se verá muito mais envolvida com atividades operacionais rotineiras em vez de focar em demandas que envolvam estratégias e projetos de negócio. 

Por meio de outsourcing, ao fechar parceria com a empresa correta, as oportunidades de negócio serão mais bem aproveitadas pela equipe interna, gerando melhores resultados para toda a organização.

Acompanhe todas as notícias empresariais pelo Diário Oficial 

Por meio do Diário Oficial, é possível acompanhar notícias e novidades do setor empresarial, que são veiculadas em meios de comunicação legais. O Diário Oficial-e permite acesso gratuito ao Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios, além de oferecer orientação para publicações no DOU. 

Navegue pelo site para saber mais sobre publicações no DOU.

Você também pode gostar

Deixe um comentário