Veja como otimizar a cobrança recorrente da sua empresa

cobrança recorrente
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A cobrança recorrente tem sido cada vez mais adotada pelas empresas. Saiba como funciona e por que deve ser otimizada. 

O modelo de negócios denominado cobrança recorrente é aquele em que o cliente realiza pagamentos semanais, mensais (o mais comum), semestrais ou anuais, em troca do acesso a um determinado serviço ou produto. 

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A cobrança recorrente é um método utilizado há muito tempo, mesmo que esteja em alta só agora. Planos de assinatura para revistas e jornais, por exemplo, existem desde os primórdios da mídia impressa. 

O que mudou na cobrança recorrente

Os sistemas responsáveis por gerenciar as cobranças recorrentes mudaram bastante. Agora, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, é possível automatizar o modelo de negócio. 

Hoje é muito mais fácil adotar o sistema de cobrança recorrente com garantia de qualidade e segurança. Assim, todos se beneficiam desse esquema. 

Mas, afinal, como otimizar a cobrança recorrente?

 

  • Débito automático em conta corrente

 

Esta opção de pagamento para cobrança recorrente é antiga, porém, até hoje, é considerada um pouco mais complicada por exigir autorização do cliente junto ao banco (no primeiro pagamento).  

O cliente precisa autorizar o banco a descontar o valor de um serviço prestado diretamente de sua conta corrente, somente depois da autorização a instituição financeira libera o pagamento. Funciona como uma transferência entre contas todos os meses. 

Este tipo de cobrança recorrente é muito utilizado por empresas que prestam serviços populares e em larga escala, como operadoras de telefonia e fornecedoras de luz, por exemplo. 

Benefícios do débito automático na cobrança recorrente

Algumas empresas oferecem descontos mensais aos clientes que preferem realizar o pagamento via débito automático. Isso porque ambas as partes tiram vantagens da cobrança recorrente, já que o consumidor recebe um desconto e a empresa pode contar com o dinheiro em dia.

Como dito anteriormente, a única desvantagem do método de débito automático diz respeito à complexidade de adesão. 

A empresa que presta o serviço precisa realizar uma negociação com o banco que será responsável pelos recebimentos, assim como o cliente também é obrigado a entrar em contato para liberar o débito automático. 

 

  • Cartão de Crédito

 

Uma das formas mais populares de realizar a cobrança recorrente é por meio do cartão de crédito. O cartão facilita o pagamento de serviços por tempo indeterminado, até que o cliente realize o cancelamento. 

O sistema de empresas que prestam serviços online, por exemplo, permite que o cliente salve os dados de seu cartão durante o cadastro. Assim, as futuras cobranças são automatizadas, facilitando o processo de pagamento para ambas as partes e garantindo à empresa o recebimento do dinheiro em dia. 

Benefícios do cartão de crédito na cobrança recorrente

Um dos principais benefícios deste método é o combate ao risco de ter que pagar juros ou multas em decorrência de atrasos por parte do cliente, além de garantir que ele continue tendo acesso ao serviço. 

O cartão de crédito oferece uma comodidade extra ao cliente e segurança para a empresa, que poderá projetar sua receita. 

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