Diario Oficial MA

Compreenda melhor como será o novo modelo de placa veicular no Brasil, e veja também como publicar materiais no Diário Oficial da União (DOU).

Algumas pessoas ainda não sabem, mas as placas dos carros brasileiros serão alteradas de acordo com novos padrões do Mercosul. A decisão já foi publicada pelo DOU (Diário Oficial da União) e deverá ser adotada em breve. Confira todas as informações aqui.

O novo modelo de placas será adotado pelos 5 países do bloco Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Terá sequência de duas letras, três números e duas letras, mantendo assim os 7 caracteres, porém ampliando mais a possibilidade de combinações.

A placa do Mercosul permite até 450 milhões de combinações diferentes, quase três vezes mais que o formato brasileiro (de 175 milhões).

O que muda com a nova placa

A nova placa apresenta 40 cm de largura por 13 cm de altura (ou seja, o mesmo tamanho já utilizado no Brasil), e possui design que lembra o sistema da União Europeia.

O fundo deve ser branco, com uma faixa azul na parte superior. Contará com o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido pelo nome do país, sua bandeira, e deverá contar com sete caracteres, divididos entre números e letras.

No Brasil fora adotado o modelo que contará com uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional informando a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa.

No lado direito será colocada a bandeira do país e, abaixo dela, o Brasão do Município do registro do veículo.

As marcas de segurança nos adesivos refletivos (marcas d’agua e linhas onduladas) oferecem detalhes difíceis de serem reproduzidos por empresas clandestinas, de forma que as placas legítimas serão facilmente identificadas pela população.

Para Motocicletas:

No caso das motos, as medidas serão 20 cm x 17 cm, com o mesmo design, três letras na linha superior e três números e uma letra na linha inferior.

Continua sendo obrigatório o uso de duas placas em carros e veículos pesados, enquanto que nas motos, ciclomotores e carretas, a placa permanece apenas na traseira.

Diferenças entre a placa nova e a antiga

Com o novo design, não veremos mais as conhecidas placas cinza, vermelha, branca ou preta. Todas serão de fundo branco com uma faixa azul em cima. O que muda para identificar se um veículo é oficial, comercial ou particular será a cor da letra.

Carros particulares deverão usar preto, enquanto que os comerciais usarão o vermelho brincante. Veículos oficiais deverão utilizar caracteres azuis, enquanto que os especiais (montadoras, modelos experimentais e oficinas) o verde.

A frota de consulados e representações diplomáticas será identificada pela cor dourada e os carros de coleção ficarão com a cor cinza prateado.

Implementação da nova placa

De acordo com decisão já publicada no Diário Oficial da União, a nova placa deverá ser implementada até 1º de Setembro de 2018 para veículos novos, em processo de transferência de municípios/propriedade, ou se houver a necessidade de substituição de placa.

Realize consultas e publicações no Diário Oficial da União

Através de agência de publicidade legal é possível realizar consultas e publicações nos Diários Oficiais de todos os Estados e Municípios.

Confira mais sobre o Diário Oficial MA e tenha outras informações sobre o Diário Oficial –e, agência de publicidade legal, clicando aqui.

Leia Também

Deixe seu comentário