Diário Oficial da União

Se você chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar ou precisou pesquisar no Diário Oficial da União, certo? O DOU é uma espécie de jornal oficial do Governo Federal cuja função é expor resoluções, decisões, ações e qualquer informação que desperte interesse público.

O Diário Oficial da União funciona como um expoente dos atos governamentais ao alcance da sociedade. Muitos escritórios de advocacia trabalham acessando o diário para realizar consultas técnicas, por exemplo.

Hoje, é possível encontrá-lo em meio físico ou acessá-lo pela internet. O órgão responsável pelas publicações desse veículo de comunicação é a Imprensa Nacional.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar informações peculiares distribuídas num conteúdo tão extenso. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a se familiarizar com as pesquisas no DOU:

Aprenda a pesquisar no Diário Oficial da União

Para encontrar o que precisa no DOU virtual, é preciso ir até a página oficial da Imprensa Nacional. Lá, estarão disponíveis as edições eletrônicas do diário.

Existe um campo onde o usuário pode inserir os termos desejados para iniciar as buscas. Essas buscas podem ser realizadas por meio de uma procura por qualquer palavra, expressão ou pesquisa fonética — se optar por uma expressão, terá que inserir o termo entre aspas.

No caso das pesquisas fonéticas, é importante informar uma palavra com pronúncia igual, mas grafia diferente. Por exemplo: Cíntia/Síntia; Souza/Sousa.

Sabendo disso, basta ter em mente qual tipo de informação deseja. Garanta seu acesso e acompanhe nomeações em concursos, editais, autorizações, leis, decretos e outras inúmeras ações. Tudo isso de qualquer dispositivo eletrônico, se preferir.

Saiba mais sobre o DOU

Como já diz o próprio nome, o DOU é uma publicação diária. Quando desejar fazer uma pesquisa online, você terá, à sua disponibilidade, campos para solicitar períodos com a duração de meses e até anos.

Insira suas palavras-chave na busca avançada e, então, a página será direcionada diretamente para o documento. O buscador já estará focado no que foi selecionado na página anterior, o que facilitará seus objetivos.

Outro aspecto importante para melhorar seus resultados é o conhecimento sobre o que se trata em cada seção do Diário Oficial.

Aqui, facilitaremos o seu percurso, especificando esses conteúdos:

  • seção I: nesse tópico, há edições referentes aos atos normativos de interesse geral. Ex.: leis, portarias, instruções normativas, entre outros;
  • seção II: são os atos de interesse dos funcionários da Administração Pública Federal;
  • seção III: refere-se aos avisos, editais e contratos, inclusive, das esferas estaduais e municipais

Receba informações personalizadas e facilite seu dia a dia

Uma alternativa que pode agilizar seu cotidiano e sua necessidade de informação é o contrato de um serviço específico para envio das matérias do jornal oficial.

As empresas que oferecem esse auxílio atendem pessoas que trabalham na área jurídica e que desejam publicar ou receber um conteúdo personalizado, além do próprio fornecimento do exemplar e da cópia do DOU

Por esse tipo de serviço, é possível receber acompanhamentos, clippings e publicações sem precisar gastar seu tempo. Com as ferramentas adequadas, cria-se uma solução ágil e interessante para acelerar algumas tarefas do cotidiano de quem lida diretamente com esses documentos.

Ficou mais claro como pesquisar no Diário Oficial da União? Gostaria de saber mais sobre a possibilidade de um serviço personalizado? Acesse o site do Diário Oficial-e e conheça nosso trabalho!

Consulte e publique no Diário Oficial da união.

Leia Também

Deixe seu comentário