Como pesquisar processo criminal? Saiba como fazer o clipping jurídico

Pesquisar Processo Criminal
3 minutos para ler

O clipping jurídico diz respeito ao método de pesquisar processo penal pela internet. Saiba como fazer e de que forma consultar processos no Diário Oficial da União.

Processos criminais estão presentes em grande parte dos escritórios de advocacia. Por isso, é fundamental que os responsáveis saibam realizar as pesquisas de processos de forma a acompanhar os clientes, elaborar boas estratégias e garantir que o escritório funcione da melhor maneira possível.

Nesse sentido, a pesquisa por processo criminal e clipping jurídico é fundamental. Saiba como pesquisar e realizar o clipping no Diário Oficial da União.

O que é processo criminal?

O processo criminal envolve uma acusação realizada pelo Ministério Público e pelo promotor de justiça, além de um réu e um advogado de defesa (que pode ser particular ou defensor público).

A pesquisa de processo criminal é uma forma que as partes têm de acompanhar o andamento do processo, possíveis citações e convocações.

Como pesquisar processo criminal

Para pesquisar o processo criminal, é preciso acessar o Tribunal de Justiça do estado em que o processo está correndo.

Já no site, é preciso selecionar a opção “processos” e, em seguida, “acompanhamento processual”. Para casos que se encontram em segunda instância, também é preciso clicar em “Consulta de Processo em 2º Grau”.

Posteriormente, é necessário selecionar o tipo de consulta em “consultar por”. No caso, ela pode ocorrer mediante o número do processo, o nome da parte (do réu ou do acusador) ou o CPF.

O que é clipping jurídico?

Além de consultar o processo criminal, é possível realizar o clipping jurídico, que nada mais é do que a seleção de conteúdos relevantes sobre o processo, que podem ser adquiridos em diversos meios (como no Diário Oficial da União), possibilitando a elaboração de relatórios com notícias e publicações sobre o caso.

Como o clipping jurídico pode ajudar na pesquisa de processo criminal

O clipping jurídico possibilita:

Mais vantagem competitiva

Receber informações de forma ágil e prática favorece os advogados que precisam de informações para elaborar novas abordagens que ajudam na tomada de decisões, garantindo escolhas mais adequadas para os clientes de todo o escritório.

Melhora no gerenciamento de informações

Quando o clipping jurídico é feito de forma adequada e por profissionais do assunto, o advogado já recebe todas as informações que deseja, sendo bem mais fácil gerenciar os dados.

Nesse caso, um dos grandes benefícios do clipping é a facilidade. Não é necessário despender horas procurando informações em diferentes canais de comunicação. Os recortes sobre o assunto em específico chegam diretamente ao e-mail. 

Como fazer o clipping jurídico com auxílio profissional

Para fazer o clipping jurídico, é preciso contar com o auxílio de profissionais que sabem como realizar as pesquisas e recortes de forma assertiva, como é o caso do Diário Oficial-e, que, além de realizar o clipping, também intermedia publicações legais no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site e veja como realizar o clipping jurídico, assim como publicações legais em Diários Oficiais, por meio do trabalho profissional do Diário Oficial-e.

Você também pode gostar

Deixe um comentário