Dia do advogado: veja as atuais mudanças aliadas à tecnologia

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Na data de 11 de agosto é comemorado o dia do advogado, escolhida pelo fato de, no mesmo período, no ano de 1827, foram criados os primeiros cursos de Direito no país. Nela, são homenageados os profissionais responsáveis por representar todas as pessoas perante o âmbito judicial.

A partir então, muitas alterações têm ocorrido, principalmente com os avanços tecnológicos que afetaram todas as áreas, inclusive no Direito. Por isso, as formas como as relações são estabelecidas nos processos internos e externos da advocacia estão em constantes transformações e, para se manter no mercado, é preciso que você as conheça e acompanhe.

Pensando nisso, elaboramos este post, para mostrar as principais mudanças proporcionadas pela tecnologia e suas vantagens. Confira!

Inteligência artificial

Essa é uma das principais inovações trazidas pela era digital para a advocacia, representada pelo aumento da capacidade do processamento e execução de atividades por computadores. Os chatbots, por exemplo, é uma excelente ferramenta, baseada em IA, que pode transformar o relacionamento entre escritórios e clientes.

Esse recurso também permite a mineração de sentenças, teses e pareceres em documentos, em questão de segundos, além de reunir dados e apresentar resultados precisos.

Assinatura digital

A assinatura digital tem sua importância, considerando que, com sua adoção, acaba a obrigatoriedade de assinar um documento físico. Com a implementação do processo eletrônico, esse tipo de assinatura se torna indispensável para que o advogado possa atuar nos processos.

Atualmente, além de ter a assinatura digital, o profissional pode armazená-la digitalmente, em sistemas que mantém o certificado digital online e em segurança, não precisando utilizar tokens e smart cards a todo momento.

Cloud computing

A tecnologia de armazenamento de documentos em nuvem (cloud computing) ajuda na gestão de tarefas individuais ou coletivas do escritório. Sua aplicação é essencial para o acompanhamento de processos ou elaboração de pareceres de maneira conjunta, nas quais, mais de um profissional edita o arquivo ao mesmo tempo.

Software jurídico

Ferramenta que já é realidade em grande parte dos escritórios, existe para administrar o negócio de forma eficaz. Além de administrar a rotina jurídica, como cadastros dos advogados e clientes, e rotina dos processos, um software adequado realiza a gestão administrativa, permitindo que o escritório de advocacia controle as despesas, recebimentos de honorários, fluxo de caixa, entre outros.

Big data

O Big data é um importante mecanismo de organização. O termo consiste em um conjunto de grandes complexos de dados relevantes, que podem ser organizados e classificados de um modo funcional para simplificar o seu uso.

Os sistemas reúnem uma enorme quantidade de dados, que podem ser dispostos de forma a facilitar sua análise para avaliar as tendências no ramo, parâmetros de decisão judicial e práticas para a atuação jurídica.

A finalidade do Big data é agregar valor aos dados e torná-los úteis, otimizando os processos. Dependendo do porte do escritório, o uso dessa tecnologia chega a ser fundamental, considerando que o volume de ações pode chegar a um número excessivo, onde contar com a informatização é indispensável.

Contar com a tecnologia como aliada pode ser muito vantajoso para os advogados e escritório de advocacia. Conheça algumas dessas vantagens:

  • otimização do tempo;
  • aceleramento do andamento processual;
  • redução das margens de erro;
  • aumento da produtividade;
  • gerenciamento dos processos;
  • monitoramento de questões administrativas;
  • diminuição das possibilidades de perdas de prazos importantes;
  • elevação da capacidade de atendimento;
  • possibilidade de trabalho remoto;
  • cadastro eficiente de clientes;
  • rapidez para encontrar dados importantes;
  • controle financeiro.

Como você pôde perceber, além de comemorar o dia do advogado, todas as facilidades advindas com o decorrer do tempo devem ser celebradas. Já que todas essas ferramentas são itens essenciais para aprimorar a qualidade dos serviços prestados, simplificar a rotina e aumentar a satisfação dos clientes.

Quais tecnologias você está utilizando em seu escritório? Deixe seu comentário aqui e compartilhe a sua experiência sobre o assunto!

Veja mais: O que é clipping | Diário Oficial

Você também pode gostar

Deixe um comentário