Você precisa publicar um edital no Diário Oficial da União (DOU) mas descobriu que deve enviar o arquivo formatado.

Exigências sobre formato, fonte, número de caracteres, alinhamento, espaçamento e mais uma série de itens que influenciam no preço do serviço podem deixar você estressado e inseguro. Mas será que é mesmo necessário saber tudo isso? Mais do que isso, é possível acrescentar essa nova preocupação à sua rotina?

No post e hoje, mostraremos as principais vantagens de contratar uma empresa especializada em publicação no DOU e outros diários oficiais para não ter dor de cabeça:

Análise da necessidade jurídica da publicação

A legislação determina tipos diferentes de publicidade e de periodicidade para cada ato conforme sua finalidade. Editais, notificações, convocações, comunicados, portarias, avisos, estatutos, atas, balancetes, extratos de contratos e outros documentos estão previstos em normas específicas e esparsas.

Uma empresa especializada em publicações identifica de pronto quais devem ser obrigatoriamente publicados, economizando tempo e garantindo o cumprimento da legislação. Você não precisará parar suas tarefas para estudar os detalhes de todas as determinações normativas relativas à divulgação dos atos.

Adequação da publicação às determinações legais

Os jornais possuem regras próprias para envio de matérias e documentos. As normas do DOU podem diferir das normas para publicação nos diários dos estados e dos municípios. São detalhes relativos à formatação dos textos que, se não observados, podem atrasar a publicação.

A formatação, chamada diagramação, é a elaboração de um esquema do material a ser impresso. É o cálculo e a representação do texto nas dimensões e nos formatos exatos em que será publicado. Textos, tabelas e quadros precisam ser preparados e padronizados. Trata-se de uma tarefa relativamente complexa, que exige conhecimento especializado.

Rigoroso cumprimento de prazos e horários

Assim como cada documento exige uma diagramação específica, também são variados os prazos legais para publicações, e a não observação desse requisito invalida o ato — e muitas vezes anula todo um procedimento que vinha se desenvolvendo há semanas. Além disso, existem horários estipulados para o envio do material que será publicado.

Ultrapassado tal limite, o ato não será divulgado na data planejada e isso pode implicar na perda do prazo legal daquela publicação. Contratando uma empresa especializada em publicação no DOU e em outros diários você tem a garantia do rigoroso cumprimento de horários e prazos legais, eliminando suas preocupações com quaisquer contratempos relativos a esses requisitos.

Eliminação de erros e situações que impedem a publicação

Um equívoco na diagramação, o envio fora do horário de fechamento do jornal ou o não atendimento de outros requisitos inviabilizam a aceitação do material para impressão. Esses detalhes são dominados por quem tem essa atividade como rotina, pelo conhecimento prévio do processo que confere segurança e efetividade ao cumprimento da tarefa.

Há ainda o fato de que a terceirização é uma necessidade, pois os diários oficiais não aceitam o envio de matéria por pessoas físicas. Somente órgãos públicos, associações, sindicatos e empresas podem usar esse tipo de serviço. Mesmo sendo você uma pessoa jurídica, a complexidade da atividade pode gerar mais um fator de estresse no seu dia a dia.

Negociação do orçamento e redução de custos

Publicações oficiais têm um custo elevado, e como os diários são veículos únicos em determinada região, não costumam ser flexíveis no que diz respeito à negociação de valores. Esse cenário muda quando há uma rotina de volume considerável no envio de publicações.

Assim, uma empresa que atua especificamente com publicações em diários oficiais consegue reduzir os custos desse serviço e repassa essa redução aos seus clientes. Ou seja, além da comodidade e da segurança resultantes da contratação de quem entende do assunto, você ainda conseguirá descontos que farão diferença no seu orçamento.

Como vimos, vale muito a pena contratar uma empresa especializada em publicação no DOU e em outros diários. É a melhor forma de publicar um ato de maneira rápida, segura e eficaz em qualquer periódico oficial. Também é uma garantia de aceitação da matéria, sem risco de descumprimento das exigências legais pertinentes e com redução nos custos.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e saiba como realizar esse tipo de publicação!

 

Conteúdo Diário Oficial

Leia Também

Deixe seu comentário