diário oficial

Para que um novo negócio possa ser criado e, principalmente, consiga se manter operando, é preciso ter toda a atenção voltada para a importância da contabilidade. Entenda por que essa ferramenta é fundamental para a gestão empresarial.

A contabilidade funciona como uma fonte de informação que pode ser consultada antes de todo processo de tomada de decisão, atendendo a aspectos fiscais e legais, o que permite o conhecimento de vários pontos de vista da organização.

Importância da contabilidade para gestão empresarial

Como forma de elaborar demonstrações contábeis

A elaboração de demonstrações contábeis, ainda que a empresa pertença ao Simples Nacional (e possui certas facilidades em relação à elaboração de contas), é fundamental em várias situações.

Por exemplo: Supondo que a empresa precise de um financiamento ou empréstimo, serão exigidas pelo banco certas demonstrações, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Tais documentos devem ser elaborados de acordo com a movimentação diária do empreendimento, e indicam a importância da contabilidade para a sua empresa.

Outra possibilidade, ainda em relação à necessidade de elaboração das demonstrações contábeis, está atrelada a algum possível problema com o fisco. Seja ele relativo a supostas ausências no recolhimento, ou, até mesmo, a diferenças em recolhimento de impostos, é somente com a contabilidade em dia que os detalhes de pagamentos feitos poderão ser verificados, e as dúvidas sanadas.

Ainda sobre os impostos, a contabilidade é necessária para que sejam realizados as projeções e os estudos que permitirão à empresa optar pelo regime tributário mais funcional (ou seja, qual a melhor forma para efetuar o pagamento dos impostos, com o menor custo possível, dentro da lei).

E por fim, caso a empresa queira participar de uma licitação (processo para fornecimento de serviços e bens para o governo), as demonstrações e os lançamentos contábeis precisarão manter-se atualizados, já que tais documentos serão exigidos para participar desse processo.

Clique aqui e veja como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa.

Para ter todo conhecimento sobre custos, despesas e receitas

Ainda sobre as vantagens da utilização da contabilidade em empresas, é possível, através das contas, ter pleno conhecimento sobre os custos, despesas e receitas do empreendimento.

Tais informações são úteis em várias questões, como a correta estipulação do preço de venda dos produtos e serviços que serão comercializados.

Por exemplo: Com um preço de venda calculado com precisão, é possível prever a quantidade mínima que precisa ser comercializada, quanto lucro é permitido por cada produto ou serviço, de forma individualizada, e como está a situação global da empresa.

O conhecimento sobre despesas e receitas ainda permite que se realize promoções ou preços diferenciados, de acordo com os períodos de maior ou menor movimentação no negócio.

Além disso, é possível também visualizar para onde exatamente está se encaminhando o dinheiro da empresa e, no caso de haver gastos excessivos, é possível substituir ou cortar alguns custos ou despesas.

Por outro lado, no caso das receitas, é possível saber quais são os principais clientes do empreendimento, em quais períodos eles realizam mais compras e o valor do ticket médio. Isso faz muita diferença na hora de analisar resultados, assim como se algum produto ou serviço deve ser retirado de venda.

Acompanhe todas as informações da imprensa oficial

Como é possível observar, a contabilidade é fundamental para a manutenção e lucro de uma empresa. Através das demonstrações, o empreendedor tem acesso a empréstimos, assim como ao conhecimento necessário para calcular impostos e o preço de venda dos seus produtos.

Para acompanhar todas as notícias e informações que circulam pela imprensa oficial, conte com o Diário Oficial – e.

Navegue pelo site para ter mais informações sobre o Diário Oficial.

Leia Também

Deixe seu comentário