Entenda o que significa Job Sharing

Entenda o que significa Job Sharing
4 minutos para ler

Job Sharing é um conceito muito difundido na Europa e nos Estados Unidos e está chegando agora no Brasil. Saiba o que isso significa na prática, e como publicar no Diário Oficial da União.

O Job Sharing nada mais é que um sistema de compartilhamento de cargos, sendo muito utilizado por empresas que visam trazer mais qualidade de vida aos seus funcionários por meio de turnos e horários mais flexíveis.

Saiba mais: Conheça os principais tipos de contrato de trabalho.

Benefícios do Job Sharing

O Job Sharing é uma prática que oferece diversos benefícios para empregados e empregadores, contanto que seja bem-aplicada.

Os modelos de trabalho que envolvem Job Sharing são recomendados, a princípio, aos negócios que planejam encontrar um equilíbrio maior entre vida profissional e pessoal, garantindo mais horas aos profissionais, para que eles cuidem da família, da casa e de outras questões individuais.

A ideia pode ser muito benéfica para empresas que, além de vislumbrar o método, também queiram, na equipe, profissionais com esse perfil de “compartilhamento” de funções. Ao contar com as pessoas certas, é possível eliminar burocracias, custos com treinamentos e talentos desperdiçados.

A médio e longo prazo, o Job Sharing pode trazer grande aumento da produtividade, já que funcionários mais felizes e satisfeitos desempenham melhor suas tarefas e diminuem atrasos, assim como licenças médicas por depressão ou estresse.

Como fazer Job Sharing na empresa

O primeiro passo para uma empresa que deseja implementar o Job Sharing é analisar, minuciosamente, se esse modelo de trabalho se encaixa na realidade da equipe, levando em consideração os processos e a cultura já existentes.

Acompanhe algumas dicas básicas para começar a incorporar o Job Sharing no negócio:

  • Identificar qual será o primeiro cargo a ser compartilhado e revisar todo o escopo e atribuições da função, verificando se há algum gargalo ou questão a ser esclarecida;
  • Garantir que as pessoas que serão responsáveis por compartilhar o cargo tenham as habilidades e a maturidade necessárias, além de afinidades entre si, para que haja harmonia durante a rotina de trabalho;
  • Treinar os colaboradores para que haja total clareza sobre o conceito de Job Sharing, e como esse método poderá refletir diretamente no trabalho, trazendo benefícios para todos;
  • Também, é necessário estabelecer uma rotina de avaliação de como o Job Sharing está sendo desempenhado na prática, entender o que funciona e o que ainda deverá ser melhorado para que o método traga todos os benefícios que puder, e que os processos de trabalho pautados em Job Sharing sejam totalmente absorvidos pelo time.

Como os gestores podem ajudar

Ao adotar o Job Sharing na empresa, os gestores devem ajudar sua equipe com o que for preciso. Algumas estratégias para fazer o acompanhamento correto são:

  • Delegar as tarefas para que os responsáveis por dividir um cargo tenham plena clareza das metas e objetivos;
  • Garantir que os softwares utilizados não estejam dificultando os processos;
  • Investir em ferramentas de armazenamento compartilhado, como a Nuvem;
  • Eliminar, ao máximo, processos manuais, que atrasam o fluxo de trabalho.

Diário Oficial da União traz informações importantes para empresas

O Diário Oficial da União (DOU) é o jornal oficial do governo que, diariamente, traz notícias e informações de extrema importância para o meio corporativo. O Diário Oficial-e é um portal online que permite acesso gratuito ao que é veiculado no DOU.

Pelo site, também é possível realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. Navegue pelo site para conferir como publicar no DOU. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário