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A publicação de balanço patrimonial é uma exigência presente em muitas empresas brasileiras que são constituídas sob a forma de Sociedades Anônimas ou, como muitos conhecem, as famosas S.A.

Pensando na importância que esse procedimento tem para as empresas desse formato, bem como na exigência legal que existe para a publicação dessa peça contábil, decidimos escrever este artigo.

Nele, você conhecerá o passo a passo completo sobre como publicar um balanço e as principais regras que precisam ser seguidas. Acompanhe!

O que é a diagramação e publicação de balanço patrimonial?

A publicação do Balanço Patrimonial é uma exigência em muitas empresas, principalmente aquelas que têm o seu capital social aberto, sendo ele negociado na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.

A publicação dessa peça contábil tem por objetivo apresentar aos investidores e interessados quais foram as atividades do ano anterior de uma empresa e a sua situação patrimonial no mesmo período.

Com isso, nenhuma companhia de capital aberto poderá continuar atividades que não tiverem suas demonstrações contábeis publicadas na imprensa oficial. A empresa que for obrigada e não fizer isso pode ter problemas sérios em um futuro muito próximo.

A primeira dificuldade que ela poderá enfrentar é o risco de não conseguir arquivar as atas das assembleias e reuniões anuais nas Juntas Comerciais. Além disso, a falta de publicação pode prejudicar a sua relação com as instituições financeiras, tendo em vista que esse documento é muito solicitado quando é necessário obter um empréstimo ou financiamento.

Além disso, fornecedores e demais credores também avaliam a saúde financeira da empresa antes de ceder créditos diversos, utilizando, portanto, o balanço patrimonial que foi publicado.

Além disso, quem deseja contratar com órgãos públicos da administração direta e/ou indireta ou empresas estatais precisará apresentar seu balanço devidamente publicado. Afinal, esse documento é exigido das companhias de capital aberto para a participação em licitações.

Para que isso ocorra, além de realizar o fechamento de suas demonstrações contábeis, os documentos deverão passar por um processo de diagramação. Basicamente, trata-se de uma edição das informações contidas no balanço para que ele possa ser encaixado nas páginas do Diário Oficial.

Esse trabalho precisa ser realizado com muito cuidado para que as informações não sejam modificadas e não atrapalhe os dados contidos na sua demonstração. Para tanto, é necessário que você conte com a ajuda de uma empresa especializada nesse assunto e que já tenha prática nesse tipo de diagramação.

Como fazer a publicação e diagramação de balanço patrimonial no Diário Oficial?

Agora que você entendeu a necessidade e obrigatoriedade que a Lei impõe às empresas quanto ao registro e publicação do seu balanço patrimonial, vamos mostrar como você pode fazer isso de forma simples, rápida e com bastante comodidade. Continue lendo!

Acesse o site

O primeiro passo é acessar o site do Diário Oficial. Sendo assim, é importante que a empresa tenha um endereço na internet para facilitar todo o processo de envio, análise, orçamento e publicação.

Atualmente, a utilização da tecnologia é muito presente nas empresas. Por mais que a publicação veicule em meio físico, é fundamental que você tenha a facilidade de iniciar o processo pela internet.

Informe os dados

Depois de acessar, você deverá informar alguns dados da empresa. Esse processo ainda não é o envio do balanço, mas sim uma fase de coleta de informações para contato.

Anexe o arquivo contendo o balanço patrimonial

O próximo passo é bem simples e um dos principais. Nele, você deverá enviar o seu balanço patrimonial fechado em conjunto à sua Contabilidade, bem como as demais peças que o compõem.

É preciso informar os dados da sua contabilidade e os da pessoa responsável pelo envio do documento. Feito isso, basta carregar o arquivo e, posteriormente, efetuar o envio do documento ao Diário Oficial.

Aguarde a análise

Após enviar o balanço e as especificações de diagramação da publicação, de acordo com o que é exigido pela imprensa oficial, é chegado o momento de o Diário Oficial fazer o trabalho dele.

Nessa etapa, ele fará uma análise junto ao seu departamento responsável para verificar se o arquivo enviado atende a todos os requisitos. Geralmente, essa análise é bem rápida e você obterá uma resposta em alguns minutos.

Sendo aprovado, basta seguir para o próximo passo. Caso exista algum ponto que impeça a diagramação e publicação de balanço patrimonial, você será avisado para corrigir e refazer o procedimento de envio.

Geralmente, a resposta sobre a aceitação ou não do documento enviado é feita por meio do e-mail de contato inserido no segundo passo, de envio de dados.

Faça a aprovação do orçamento

Assim que o Diário Oficial analisar o arquivo do balanço patrimonial enviado, ele emitirá um orçamento e encaminhará para você. Assim, basta avaliar se o valor atende às expectativas, solicitar o boleto para pagamento e passar para o próximo passo.

Pague o boleto e envie o comprovante

O último passo é o pagamento, que pode ser efetuado na rede bancária disponível e mais próxima da sede da sua empresa. Assim que pagar o boleto, é fundamental enviar o comprovante para que o Diário Oficial possa liberar a sua publicação.

A compensação bancária, ou seja, o tempo que o banco demora para processar o seu pagamento demora em média 2 dias úteis. Por isso, é importante enviar o comprovante para que o Diário Oficial possa identificar o pagamento o quanto antes e dar andamento com a sua publicação.

Além disso, para que você possa realizar esse processo de forma adequada e não ter problemas com a diagramação e publicação, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada e que já está acostumada com os procedimentos necessários para que o seu balanço seja publicado de acordo com o que manda a Lei.

Seguindo todas essas dicas, você não terá dificuldades na hora de efetuar a publicação de balanço patrimonial da sua companhia, assim, atenderá à exigência legal de forma simples e descomplicada.

Assim, se você quiser saber um pouco mais sobre como funciona esse processo de publicação e diagramação de balanço patrimonial, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Veja mais: O que é dissídio salarial / Como fazer um edital de convocação / Documentos necessários para participar de licitações

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