Diário Oficial

A contabilidade gerencial traz diversas possibilidades de gestão empresarial. Saiba mais sobre esse ramo da contabilidade e veja como publicar materiais no Diário Oficial.

A contabilidade gerencial é um dos ramos da contabilidade que possibilita, entre outras funções, uma melhor gestão de verbas e custos, a definição do preço de venda de um serviço ou produto e a otimização de recursos humanos, financeiros e operacionais de um determinado negócio.

Trata-se de um segmento essencial ao setor comercial para garantir a consolidação da empresa, prezando por uma administração de recursos eficiente.

Clique aqui e veja como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa.

Mas afinal, o que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial pode ser tratada como sendo um sistema de identificação e mensuração de dados utilizados pela gestão do negócio para se ter controle e planejamento das atividades empresariais de forma eficiente.

É possível afirmar que a contabilidade gerencial é o ramo responsável por prover todas as informações que serão utilizadas para o processo de tomada de decisão no que concerne as estratégias da empresa.

Projetada para ser uma versão mais tecnológica da própria ciência contábil, não se limita apenas ao simples registro de dados e cálculo/recolhimento dos impostos de uma determinada empresa, ou ainda de levantamento de demonstrações contábeis.

Ela se apresenta como uma alternativa para o uso das informações empresariais, já que essas precisarão ser a base de relatórios, projeções, cálculos e estratégias que possibilitem ao empreendimento a utilização de recursos de forma inteligente e racional.

Saiba aqui como a contabilidade é uma importante ferramenta para a gestão empresarial.

Acompanhe algumas vantagens da contabilidade gerencial:

Vantagens da contabilidade gerencial

Os relatórios gerados na contabilidade financeira, e sua utilização, permitem que os administradores tomem suas decisões pautados em dados empíricos.

Além disso, possibilita o aumento da eficiência de todas as funções da empresa, uma vez que o conhecimento dos recursos faz com que seja tangível sua utilização de maneira mais inteligente.

·         Estabelecer os melhores preços

Através do conhecimento de detalhes sobre os custos e despesas, é possível fixar corretamente o preço de venda, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, além de estratégias que ampliem o lucro da empresa.

·         Administração financeira guiada pelo fluxo de caixa

Outra possibilidade importante da contabilidade gerencial diz respeito à correta gestão financeira, que contará com o uso de ferramentas, como o fluxo de caixa, tanto tradicional quanto projetado.

Isso permite que a empresa esteja consciente do quanto possui em recursos financeiros disponíveis, quais são suas expectativas para o futuro e como poderá usar de tais recursos em suas principais atividades.

Veja aqui como as demonstrações contábeis apoiam a gestão empresarial.

·         Menos desperdício

A contabilidade gerencial também age positivamente na redução de desperdícios, sejam eles de recursos tecnológicos, humanos, financeiros, ou relacionados à atividade principal do negócio.

Também possibilita encontrar e sanar os chamados “gargalos de produção”, que são funcionários, áreas ou processos que apontam alguma limitação que possa comprometer toda a produção.

·         Mais comunicação para favorecer decisões e estratégias

A contabilidade gerencial confere mais eficiência com relação à comunicação, junto a todos os níveis de gestão, o que permite que as decisões e estratégias sejam traçadas de forma mais objetiva, transparente e com segurança.

Acompanhe informativos e publique materiais no Diário Oficial

O Diário Oficial-e é um meio de comunicação legal, através do qual publica-se informativos, documentos, demonstrações e outros materiais de relevância.

Navegue pelo site para saber como publicar no Diário Oficial.

 

Leia Também

Deixe seu comentário