Veja como escolher o melhor sistema contábil

DOU
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

É fundamental saber como escolher o melhor sistema contábil para a empresa. Saiba quais questões devem ser consideradas e como publicar no DOU (Diário Oficial da União). 

Pontos importantes, como a modernidade do sistema e relações custo-benefício, contam muito na hora de escolher o melhor sistema para contabilidade.

Saiba mais: Aprenda agora como criar um Contrato Social

Benefícios do sistema contábil

O sistema contábil é um grande aliado ao contador quando escolhido de maneira correta. 

Toda empresa deve contar com um sistema contábil. Trata-se de uma valiosa ferramenta para otimizar a qualidade da gestão e melhorar a produtividade da empresa ou escritório. 

Existem vários tipos de sistema de contabilidade para negócios, porém, no geral, todos visam economizar tempo e facilitar o trabalho do profissional. 

Dentre os principais benefícios, é possível citar a escrituração fiscal, a importação de notas fiscais dos clientes na Receita Federal, a compilação das atualizações legislativas (e normas tributárias), assim como a apuração automática da tributação. 

Nesse sentido, o sistema permite que o contador possa abdicar de atividades burocráticas repetitivas, conhecidas por tomar tempo sem agregar pontos positivos. 

Tudo isso é feito de maneira automatizada por um bom sistema contábil.

Saiba mais: Como fazer uma publicação de estatuto social.

O que levar em consideração na hora de escolher um sistema contábil

Quais as ferramentas disponíveis para o gerenciamento de atividades?

O melhor sistema de contabilidade para o seu caso será aquele que melhor se adequa ao gerenciamento das atividades (e até mesmo dos usuários). Por isso, é preciso dar destaque às soluções oferecidas pelo sistema para controlar acessos e monitorar processos e tarefas. 

Nesse sentido, o sistema permitirá o melhor gerenciamento das atividades dos colaboradores e do alcance de metas, gerando ganhos em qualidade. 

O gerenciamento das tarefas também combate atrasos na contabilização e facilita a tomada de decisões, já que é possível ver com mais clareza a real situação do escritório. 

A integração com outros sistemas e setores

A integração entre diferentes setores do negócio tem que ser uma das prioridades do sistema contábil, já que parte das obrigações tributárias precisa reunir informações de mais de um setor ao mesmo tempo. 

Nesse sentido, o sistema deve ganhar tempo e, consequentemente, qualidade no acesso das informações, além de evitar perdas de dados dos departamentos. 

Também, é preciso realizar essa integração durante o processo de envio de obrigações tributárias, como SPED Fiscal, DIRF, SEFIP e outros documentos que fazem parte do calendário das empresas. 

Serviços ágeis e de qualidade com segurança

A agilidade e a qualidade nos processos de contabilidade devem vir acompanhadas por sistemas contábeis que forneçam maior segurança possível ao cliente. 

Por isso, é preciso buscar sistemas que apresentem soluções inteligentes e prestem todo o suporte necessário, de acordo com as necessidades da empresa. 

Aqui é importante ressaltar que a decisão pelo sistema contábil não deve ser tomada baseada em preços. Muitas vezes, sistemas baratos fornecem ferramentas básicas, porém não o suficiente para suprir as necessidades do escritório. 

É preciso levar em consideração quais são as reais demandas da empresa e escolher o sistema que apresentar a melhor relação custo-benefício em geral. 

Publique no DOU de forma prática e segura pela internet 

Após escolher o melhor sistema contábil para o escritório, é preciso cumprir com as obrigações tributárias, e muitas delas devem ser veiculadas no DOU. Por meio do portal Diário Oficial-e, é possível realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios, de forma segura e guiada. 

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Veja mais: Publicações no DOU | Diário Oficial de Fortaleza | O que é dissídio Salarial

Você também pode gostar

Deixe um comentário