Veja como pesquisar nome no Diário Oficial

Veja como pesquisar nome no Diário Oficial
4 minutos para ler

Decretos, leis, chamadas para concursos, respostas de licitações, nomeações e contratos com empresas. Todas as ações do governo são divulgadas e formalizadas no Diário Oficial, uma das publicações mais importantes do país. Nele é possível encontrar qualquer assunto referente ao âmbito federal, fazendo com que as práticas administrativas se tornem públicas e, portanto, sua acessibilidade seja garantida à população brasileira. 

Por que acompanhar o nome no Diário Oficial

O acompanhamento das publicações do Diário Oficial é fundamental para todas as empresas, uma vez que possibilita a fiscalização dos atos públicos, sendo possível saber onde o dinheiro de seu negócio está sendo aplicado. 

Além disso, ao acompanhar tais publicações, o profissional se mantém atualizado, permitindo o seu crescimento. 

No entanto, muitos ainda consideram esse veículo extremamente complexo e difícil de ser consultado e, por isso, deixam de realizar pesquisas necessárias. 

Pesquisar um nome no Diário Oficial é uma tarefa mais simples do que parece. Confira a seguir cada etapa e tire as suas dúvidas! 

Busque pelo site do Diário Oficial 

Primeiramente, para achar um nome no Diário Oficial, deve-se ficar atento ao fato de que, atualmente, não há versão física do jornal. Ele é veiculado eletronicamente, contando com uma versão digital que pode ser acessada de maneira rápida. 

Após encontrar o site, é necessário ter em mente que existem três tipos de diários (dos municípios, dos estados e da União). Assim, você deverá procurar pelo link relacionado ao portal desejado. 

Pesquise os temas de seu interesse

Com o objetivo de torná-lo mais organizado, o portal digital do Diário Oficial é dividido por temas. Os assuntos contidos no DOU, por exemplo, são agrupados em três seções distintas: 

  • Seção 1: leis, decisões, emendas, atos normativos, decretos, e outros atos baixados pela presidência; 
  • Seção 2: atos ligados aos militares e servidores civis da União; 
  • Seção 3: avisos de homologação, licitação e adjudicação. 

Assim, nesta etapa, basta procurar pelo tema de seu maior interesse. 

Realize pesquisas avançadas

Em “pesquisa do termo”, é possível inserir o seu nome e, em seguida, clicar em “pesquisa avançada”. Esse recurso torna a experiência do usuário ainda mais fácil, permitindo uma busca direta a partir de seus interesses. 

As pesquisas avançadas podem ser realizadas de maneira mais completa, não somente pelo nome, mas também pelo dia da publicação. Depois de inserir o nome, o navegador abrirá uma nova página, na qual é preciso deixar o tipo de pesquisa como “ato” e informar a sua data de início e a data final. Caso não saiba em qual seção o órgão foi publicado, nesta mesma página, deixe “todos” na aba de “jornal” e finalize clicando em “pesquisar”. 

Seguindo todas essas etapas corretamente, caso o seu nome esteja publicado, o sistema da Imprensa mostrará a página em formato de PDF, havendo opção para download. 

Conte com o Diário Oficial-e!

Observamos como é fácil pesquisar nome no diário oficial. Mas como fazer com que sua empresa realize essas publicações da melhor maneira, de forma a cumprir com suas obrigações legais? 

O Diário Oficial-e é uma empresa especializada em serviços de apoio e intermediação de publicações legais nos diários oficiais. Contamos com inúmeros diferenciais, como total disponibilidade nos mais diversos meios de comunicação e o comprometimento, sobretudo, quanto aos prazos e compromissos com as entregas. 

Em nosso Portal atendemos todos que desejam publicar atos de interesse público com segurança e rapidez. 

Conheça o nosso site e publique no Diário Oficial

Você também pode gostar

Deixe um comentário