As diferenças entre o Certificado A1 e Certificado A3

Certificado A1 e o Certificado
3 minutos para ler

Há diferenças entre o Certificado A1 e Certificado A3 que precisam ser compreendidas, já que possuem operacionalidades distintas, e a empresa deve optar por aquele que vá gerar mais economia em longo prazo.

Confira o que é Certificado Digital, as principais diferenças entre Certificado A1 e Certificado A3 e aproveite para saber como publicar materiais da sua empresa em Diários Oficiais. 

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital pode ser entendido como um meio pelo qual pessoas e empresas são identificadas na internet. Seu objetivo é atribuir validade jurídica ao que é feito atrelado a ele, ou seja, garante validade e autenticidade ao processo.

Toda vez que é usado, o certificado gera uma assinatura digital que possui a mesma validade de uma assinatura manuscrita. Por representar uma facilidade, essa ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada por empresas.

Em outras palavras: o Certificado Digital serve para identificar, assinar e validar documentos. 

Certificado A1 e Certificado A3: qual é a diferença?

Por mais que o Certificado A1 e o Certificado A3 possam ser confundidos (por serem os mais populares), eles apresentam características diferentes, sendo a principal divergência a forma de armazenamento. 

Certificado A1

O Certificado A1 armazena a identificação no computador do usuário, celular ou navegador de internet de forma direta, sendo válido por um ano. Esse Certificado Digital é protegido por senha e criptografado por um software.

Após a emissão do Certificado A1, uma cópia de segurança é armazenada na área de trabalho do computador. Nela, está o número do pedido – e é recomendável que seja armazenada em local seguro, como na nuvem ou pen drive. 

Certificado A3

O Certificado A3, por sua vez, faz o armazenamento por meio de chaves criptográficas externas, como diretamente na nuvem, token criptográfico ou cartão inteligente.

Com isso, o Certificado A3 possibilita um transporte mais facilitado do certificado, permitindo utilizá-lo em mais de uma máquina.

É importante salientar que o Certificado A3 tem validade de até 5 anos e é protegido por senha. 

Quando escolher o Certificado Digital A1 ou A3?

Algumas utilizações de Certificados Digitais são bastante específicas e, por isso, demandam a escolha de um tipo de certificado em detrimento do outro. Antes de adquirir, é recomendável consultar profissionais, como contadores e advogados, sobre quando escolher cada uma das opções.

Outro detalhe muito importante: há mais de duas mil aplicações de Certificados Digitais. Ou seja, é muito importante conhecer mais a respeito de como eles podem ser utilizados no ambiente virtual.

No caso, se for para assinar um documento digitalmente, por exemplo, o Certificado A1 e o Certificado A3 são válidos. Assim, a escolha pelo melhor certificado dependerá da demanda do momento.

Saiba mais sobre Certificado A1 e Certificado A3

O Diário Oficial-e é um portal que veicula notícias e informações sobre diversos assuntos que são de interesse público e privado, como Certificado A1 e Certificado A3, basta acompanhar o blog para ter acesso a esses conteúdos.

Além disso, o Diário Oficial-e viabiliza publicações de materiais de empresas e órgãos públicos em Diários Oficiais de forma prática, ágil e com auxílio de profissionais no assunto.

Navegue pelo site para saber como publicar em Diários Oficiais e siga o blog para mais informações sobre Certificados Digitais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário