Como acompanhar o resultado de um concurso?

acompanhar o resultado de um concurso
5 minutos para ler

Cargos públicos são muito cobiçados e, por isso, prestar concursos pode ser um tanto trabalhoso, exigindo bastante disciplina e até alguns sacrifícios dos candidatos. A aprovação nem sempre é certa, mas quando ela acontece, a felicidade e a recompensa são grandes. 

É difícil imaginar que alguém que passou por todo esse processo, prestou um concurso e foi aprovado, deixaria de ocupar a vaga por descuido no acompanhamento dos resultados. Esse cenário, entretanto, é mais comum do que se imagina. 

Por isso, para ajudar a prevenir esse tipo de situação no futuro, elencamos algumas das principais dicas de como acompanhar os resultados dos concursos públicos

Como acompanhar o resultado de um concurso?

A maioria dos candidatos comete o engano de acreditar que o processo acaba quando o gabarito é preenchido, esquecendo-se da etapa final, que consiste em acompanhar os resultados. Uma etapa de extrema importância e que não pode ser negligenciada. 

Muitos ainda acreditam que, caso sejam aprovados no concurso, serão formalmente comunicados por meio de cartas ou contato telefônico, mas a verdade é que nem sempre isso acontece.  

Por este motivo, a melhor maneira de saber os resultados de um concurso é acompanhando cuidadosamente os editais publicados que, geralmente, são veiculados em Diários Oficiais.

Para te ajudar nessa importante missão, aqui vão alguns dos principais pontos para se atentar na hora de procurar pelo seu nome na lista de aprovados em um concurso. Confira abaixo! 

Leia o edital

É nesse documento que estarão estipuladas todas as regras, incluindo os métodos de contato em caso de aprovação. 

Sabemos que editais podem ser um tanto maçantes, mas a leitura cuidadosa deles é crucial para obter informações como prazos para entrega de documentação, requisitos do cargo, remuneração, carga horária, além de muitas outras que certamente te ajudarão a entender melhor a vaga.

Marque as datas no calendário

Concursos, como todos sabem, são bastante concorridos e o processo de apuração dos resultados pode durar longos períodos de tempo. Podem passar meses até que a divulgação oficial seja feita e, nesse caso, contar apenas com a memória pode ser uma péssima decisão. 

Por isso, anote as datas em um calendário e deixe-o em lugar visível. Você também pode adicionar alarmes ou escrever em agendas. Afinal, toda a ajuda para não perder prazos é bem-vinda. 

Entre em contato com a organização do concurso

Caso você tenha dúvidas sobre prazos, ou até mesmo sobre algum item do edital, é sempre possível entrar em contato com a empresa que está organizando o concurso.  

O contato pode ser feito da forma que lhe for mais conveniente, por e-mail ou telefone. O importante é esclarecer todas as dúvidas. 

Consulte o Diário Oficial

Boa parte dos concursos tem como principal veículo de divulgação de resultados o Diário Oficial, por isso, é importante que os candidatos estejam atentos. Dependendo do porte do concurso, ele pode ser divulgado no Diário Oficial da União ou do Estado. 

A publicação é completamente digital e pode ser acessada fácil e gratuitamente. Então, basta procurar por seu nome utilizando a função de localização de palavras no documento. 

Lista de espera

Mesmo que seu nome não tenha sido publicado na lista de aprovados, não deixe de continuar acompanhando o Diário Oficial. 

É comum que candidatos aprovados não reivindiquem seus cargos. Por isso, estar atento à lista de espera e preparado para entregar a documentação em tempo hábil pode fazer toda diferença. 

Geralmente, para a entrega dos documentos necessários é estipulado um prazo de 30 dias, que passa a ser contado após a publicação dos resultados. 

Conheça o princípio constitucional da publicidade 

O princípio constitucional da publicidade e transparência é um direito que todos temos como cidadãos e conhecê-lo bem também é muito pertinente para aqueles que estão interessados em conseguir vagas por meio de concursos. 

Tal princípio estabelece, entre outras coisas, que as convocações públicas devem ser executadas da forma mais abrangente possível. Sendo assim, caso a convocação seja feita através de apenas um canal e o candidato perca o prazo, é possível que ele requeira uma nova convocação. 

Acompanhe e publique no Diário Oficial com os serviços do Diário Oficial-e! 

O Diário Oficial-e é um mediador de publicações do Diário Oficial com ampla experiência no serviço de diagramação, revisão e publicação na Imprensa Oficial. 

Além disso, a empresa também conta com serviços de clipping de Diários Oficiais, o que torna o processo de acompanhar a publicação de termos específicos, como nomes, por exemplo, muito mais prático. 

Entre em contato conosco para receber mais informações sobre o serviço de clipping e veja como acompanhar o resultado de um concurso pode ser fácil!

Você também pode gostar

Deixe um comentário