Como calcular o valor do benefício da aposentadoria?

nova aposentadoria.
4 minutos para ler

Saiba como é feito o cálculo do benefício e o que deve mudar com a nova aposentadoria. Acompanhe todas as notícias sobre reforma da previdência pelo Diário Oficial. 

Saiba mais: Reforma da Previdência – Principais pontos da nova aposentadoria

Como é feito o cálculo do valor do benefício da aposentadoria

Para calcular a aposentadoria é preciso, primeiramente, saber o salário de benefício, ou seja, valor correspondente à média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição, contabilizados a partir de julho de 1994. Para ter acesso a esse tipo de informação, é só recorrer a um dos postos de atendimento da previdência social. 

Calculando o salário-base para o cálculo do benefício

 

  • Aposentadoria por idade

 

No caso da aposentadoria por idade, o cálculo do valor do benefício é bem simples. O total do benefício equivale a um determinado percentual do salário de benefício. 

Neste caso, em específico, o cálculo terá como base a soma de 70% mais 1% para cada ano de contribuição, até o limite de 100%. Pode parecer um pouco complexo, mas é bem simples. 

Eis um exemplo: a pessoa que contribuir por 30 anos ou mais receberá 100% do salário de benefício como aposentadoria, uma vez que 70% + 30% = 100%. No caso de quem chegou à idade para se aposentar antes de conquistar os 30 anos de contribuição, o salário de benefício sofrerá redução. 

 

  • Aposentadoria por contribuição

 

No caso de aposentadoria por tempo de contribuição, é aplicado o chamado fator previdenciário, que traz dúvidas e polêmicas sobre o assunto. 

Após calcular o salário-base, é preciso multiplicar o resultado pelo fator previdenciário, chegando ao valor do benefício. 

Para facilitar a vida do contribuinte, o site da previdência social disponibiliza a tabela atualizada do fator previdenciário por meio do link “veja tabela do fator previdenciário”. Lá também é possível simular o valor do benefício. 

Como calcular o valor da aposentadoria após a Reforma da Previdência

O cálculo para saber o valor da aposentadoria sofrerá modificações com a Reforma da Previdência, que passa a utilizar 100% dos salários de contribuição. Em vista disso, todos os salários do contribuinte, ainda que alguns sejam baixos, influenciarão no valor final do benefício. 

Após chegar ao resultado do salário de benefício, para saber qual será a aposentadoria, no geral, é preciso aplicar o coeficiente de 60% e somar 2% para cada ano que ultrapassar os 20 anos de contribuição.

Por exemplo: o contribuinte que já tiver 21 anos de contribuição terá coeficiente de 62%. Ou seja, o segurado em questão irá receber 62% do valor total de seu salário de benefício. 

Já quem tiver 24 anos de contribuição, receberá 68% do valor do salário benefício. É possível chegar a 100%, no caso daqueles que alcançarem os 40 anos de contribuição. 

 

  • Como calcular o valor da Aposentadoria Especial:

 

A única exceção à regra diz respeito à aposentadoria especial de trabalhadores que exercem funções nas linhas de frente da mineração subterrânea. Nessas situações, o acréscimo de 2% já começa a ser contado após os 15 anos de contribuição. 

Acompanhe todos os pontos da nova aposentadoria pelo Diário Oficial

Agora que você sabe como calcular o valor da aposentadoria, acompanhe as notícias sobre esse benefício

O Diário Oficial-e é um portal online que permite aos cidadãos acompanhar todas as notícias e novidades sobre a Reforma da Previdência e a nova aposentadoria

Pelo site, também é possível realizar publicação de diversos materiais no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. 

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços do Diário Oficial-e.

Veja mais: Modelo de Balanço PatrimonialO que é ASOComo calcular o valor da aposentadoria

Você também pode gostar

Deixe um comentário