Diário Oficial

Através da contabilidade estratégica, ao trabalhar com desempenho e risco, é possível traçar os desafios estratégicos dentro da empresa e, dessa forma, projetar qual a direção mais apropriada para responder a eles. Saiba mais informações aqui.

Uma compreensão total dos números e de seu papel organizacional para a empresa facilita a implementação da contabilidade estratégica nos negócios. Acompanhe:

Importância da contabilidade estratégica para a sua empresa

Antes de falar-se propriamente acerca da importância da contabilidade estratégica para os resultados da empresa, é necessário compreender o conceito e qual a relevância desse procedimento para uma instituição.

O próprio termo “estratégia” tem origem grega e significa “a arte do general”, ou seja, um conjunto de planos e ações para vencer o inimigo.

Dessa forma, mediante a competitividade cada vez maior no mercado, e ao fato de que as empresas devem estipular como objetivo principal fidelizar os seus clientes (sob pena de sucumbir aos concorrentes), consolidou-se o uso do termo no meio empresarial.

Clique aqui e entenda a contabilidade como uma importante ferramenta para a gestão empresarial.

A contabilidade estratégica como diferencial

Se há um setor que certamente pode contribuir com dados úteis para um melhor desempenho do empreendimento, esse setor é o de contabilidade!

Dessa forma, e devido algumas exigências em termos de padronização das normas contábeis, pode-se dizer que o segmento se encontra diante de novos desafios.

É necessário que haja uma modernização dos processos a fim de que a organização das informações seja, de fato, um diferencial na tomada de decisão dos gestores.

Se anteriormente o trabalho era realizado de maneira manual, e a gestão estratégica não era valorizada, hoje é fundamental entender que a contabilidade é muito mais do que uma mera ferramenta de apuração de tributos.

Abrir mão da contabilidade estratégica seria como abdicar de um recurso capaz de fornecer à empresa condições de atingir objetivos com maior precisão. A importância de ter consciência disso é ter também condições para se diferenciar no mercado, ou seja, aquilo que todo empreendedor busca, mas que nem sempre sabe como alcançar.

Em outras palavras: a contabilidade representa bem mais do que aquilo que se refere ao entendimento das leis, ao cumprimento burocrático das obrigações e outras atividades. O termo que melhor traz luz a isso é “informação”.

O correto é que a informação contábil seja capaz de atender aos diferentes objetivos da instituição, sendo parte fundamental dentro de sua estratégia de mercado.

O segredo para as organizações é visualizar a contabilidade como um dos principais aliados na tomada de decisão dos administradores, adotando recursos de ponta para a realização da análise das informações e, consequentemente, contando com especialistas capazes de lidar com as exigências comuns da atividade e modernizar seus procedimentos.

Realize publicações no Diário Oficial da União

Através do Diário Oficial – E (agência de publicidade legal) é possível efetuar publicações no principal veículo de comunicação oficial: O Diário Oficial.

Veja aqui como fazer planejamento de custo com publicação oficial.

Navegue pelo site para ter mais informações.

 

Leia Também

Deixe seu comentário