Como fazer balanço patrimonial: entenda o passo a passo

como fazer balanço patrimonial
4 minutos para ler

Saber como fazer balanço patrimonial é uma obrigação para as empresas do Brasil, além de indicar a saúde financeira do negócio. Saiba mais sobre esse relatório e veja como publicá-lo no Diário Oficial da União. 

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um relatório que documenta informações importantes, como a situação financeira de uma empresa, incluindo bens, investimentos, fontes de recursos, assim como direitos e obrigações.

A partir do balanço patrimonial, gestores e administradores podem ter uma visão mais clara da condição do negócio dentro de um determinado período. 

Quando deve ser feito o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um documento que, além de conferir informações fundamentais, deve ser obrigatoriamente realizado e publicado.

No geral, o balanço patrimonial deve ser feito uma vez ao ano (a cada doze meses), mas os gestores podem elaborá-lo de forma mais recorrente caso desejem.

De toda maneira, a cada final de exercício social, a empresa deve apresentar seus demonstrativos financeiros em um balanço patrimonial, levando em consideração a escrituração contábil do negócio, de acordo com § 1º do Artigo 176 da Lei 6.404/76. 

Do que é composto o balanço patrimonial?

No balanço patrimonial constam três tipos de informações:

Ativos

Os ativos correspondem a tudo o que a empresa possui de valor, seja em dinheiro, seja em bens.

Deve estar no relatório em ordem de liquidez, isto é, de acordo com a facilidade com que esses recursos podem ser convertidos em dinheiro.

Passivos

Os passivos, por outro lado, dizem respeito às obrigações financeiras, ou seja, pagamentos, despesas recorrentes e possíveis dívidas. 

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido corresponde ao montante que resulta da comparação entre ativos e passivos.

Ou seja, pode ser entendido como os recursos gerados pela empresa após realizar os devidos pagamentos. 

como fazer balanço patrimonial

Aprenda como fazer balanço patrimonial: passo a passo

Para saber como fazer balanço patrimonial, é preciso se atentar a três passos principais:

1. Escolher o período a ser analisado

Em geral, o período é de um ano, podendo ser de seis meses caso o gestor prefira elaborar o balanço com mais frequência. 

2. Realizar o levantamento de dados que estarão no balanço

Para fazer o levantamento dos dados é essencial dedicação e tempo, já que todas as movimentações financeiras da empresa dentro do período selecionado deverão constar no balanço e podem ser divididas em:

  • patrimônio ativo (todos os bens e recursos da empresa, como dito anteriormente);
  • patrimônio passivo (obrigações e cumprimentos);
  • patrimônio líquido (resultado obtido da diferença entre ativo e passivo).

3. Acompanhar e atualizar sempre que preciso

Após realizar o levantamento de ativos e passivos, chegando ao patrimônio líquido da empresa, é fundamental manter o acompanhamento do balanço patrimonial (a atualização dos dados a cada entrada ou saída de recursos) visando obter um panorama completo de todas as movimentações.

Com respeito ao balanço patrimonial que deve ser publicado em Diários Oficiais, é recomendável contar com auxílio de contador ou outro profissional especializado em contabilidade para que haja uma garantia de que o documento foi preenchido respeitando os requisitos mínimos exigidos pela lei. 

Já sabe como fazer balanço patrimonial? Publique-o no Diário Oficial da União

Para além de saber como fazer balanço patrimonial, é fundamental realizar sua publicação no Diário Oficial da União, a fim de cumprir com as diretrizes da lei. Para isso, conte com auxílio do Diário Oficial-e, portal que realiza publicações em Diários Oficiais (da União, dos estados e dos municípios) com segurança e agilidade.

Preencha o formulário no site e veja como fazer balanço patrimonial e publicá-lo no DOU.

Você também pode gostar

Deixe um comentário