O processo de encerramento de atividades de uma empresa é algo muito delicado. Alguns empresários, a depender do contexto em que se deu o encerramento do ciclo, agem de forma irresponsável, deixando de honrar compromissos e de tomar as medidas cabíveis.

Nesse sentido, a publicação de encerramento de atividades em diário oficial é um dos pré-requisitos para se fechar uma empresa. Você, empresário, sabe qual é a melhor forma de lidar com esse procedimento?

Neste post falaremos disso e de outras questões que envolvem o encerramento de atividades de uma empresa. Confira!

Motivos para o encerramento de atividades

Não é exagero nenhum dizer que o mar não está para peixe. Afinal, qual segmento da economia não foi abalado pela atual crise? No entanto, não podemos atribuir a alta “taxa de mortalidade” das nossas empresas apenas à atual conjuntura. O tempo médio de sobrevivência de negócios recém-criados no mercado brasileiro é desanimador há várias décadas.

Dessa maneira, listamos os principais motivos que levam uma empresa a encerrar suas atividades. Certamente existirão outras questões que merecem ser abordadas, mas acreditamos ter reunido aqui os grandes erros cometidos por quem escolhe empreender no Brasil.

Baixo de nível de gestão empresarial

Gerir um negócio de forma profissional exige mais do que força de vontade. Infelizmente, boa parte das pessoas que se arriscam abrindo o próprio negócio ainda não tomaram para si essa lição, continuando a cometer erros crassos ligados à gestão empresarial.

Falta de capital de giro

As coisas começam a acontecer como o planejado, mas em determinado momento as vendas caem, o valor dos insumos aumenta, é necessário investir em novos equipamentos etc. Esse é o enredo que precede o encerramento de atividades de várias empresas.

Trata-se de questões que poderiam ser contornadas por meio de um capital de giro satisfatório, algo que empresas recém-criadas muitas vezes não têm.

Falta de conhecimento sobre o mercado

Aquele ramo de negócio que é rentável para muitas empresas pode não ser para a sua. Qualquer conclusão nesse sentido deve vir acompanhada de muito estudo sobre qual é a melhor forma de operar em determinado mercado. Caso contrário, você correrá o grande risco de ser apenas mais um empresário a naufragar em “águas pouco conhecidas”.

Como fazer a publicação de encerramento

A publicação de encerramento de atividades em diário oficial exige uma série de cuidados. O texto, por exemplo, deve ser enviado em uma formatação específica e, para que a mensagem seja compreendida, a redação deve ser bem escrita.

De modo a facilitar a execução desse trâmite, existem empresas especializadas em publicações tanto no DOU quanto no DOE (Diários Oficias da União e do Estado). A partir do envio da matéria, o texto passa por uma análise jurídica e pelas adequações necessárias.

Tudo isso acontece por meio de um portal eletrônico, sendo que o cliente recebe informações referentes ao orçamento em um prazo de 60 minutos. Depois de aprovada a matéria e realizado o pagamento, a publicação acontece já no dia seguinte.

Viu como é rápido e fácil publicar em diário oficial o encerramento de atividades de uma empresa? Nesse momento, opte pelos serviços de uma boa empresa de publicações. Assim você facilitará a sua vida e a dos seus advogados! E, para não errar, conheça quais são os critérios para escolher uma empresa de publicações oficiais!

Leia Também

Deixe seu comentário