Como saber se minha empresa está com o CNPJ ativo?

Como saber se minha empresa está com o CNPJ ativo?
3 minutos para ler

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um código de identificação para pessoas jurídicas, assim como o CPF o é para a pessoa física. O CNPJ é um código único que todas as pessoas jurídicas precisam obter ao se cadastrar, obrigatoriamente, antes de iniciar alguma atividade comercial e produtiva. O código é responsável por controlar e regular todas as empresas do Brasil.

Como consultar o CNPJ?

Existem dois caminhos para consultar o CNPJ: por meio do site da Receita Federal ou pelo Portal do Empreendedor.

Pelo site da Receita Federal, basta digitar o número do CNPJ no campo indicado. Depois disso, o site informa a atual situação da empresa cadastrada, assim como o comprovante de inscrição. O comprovante serve para informar que a empresa pesquisada existe. Com relação à situação cadastral, ela constará como ativa, inativa, baixada ou cancelada.

Já a pesquisa realizada pelo Portal do Empreendedor funciona para a abertura de empresa e emissão de notas fiscais e outros serviços. O CNPJ de um MEI pode ser consultado por esse meio gratuitamente. É importante lembrar que o microempreendedor individual tem seu CPF vinculado ao CNPJ. A pesquisa utilizando esse portal é um pouco limitada e não oferece tantas informações como o site da Receita Federal.

Qual a importância de consultar o CNPJ?

A consulta do CNPJ é uma ação importante para quem deseja saber qual é a atual situação de sua empresa ou empreendimento. Além disso, o procedimento traz mais segurança, sendo gratuito e extremamente rápido, o que evita processos burocráticos e demorados, eliminando também a inclusão de terceiros para intermediar a consulta.

Como a consulta é realizada pelo site da Receita Federal, a confiabilidade é certa. As informações contidas no portal são invioláveis, dando, assim, mais segurança aos empreendedores. Dessa forma, podemos constatar que a consulta pelo site da Receita Federal é a forma mais segura, confiável e eficaz de obter informações sobre uma empresa. 

Leia também: entenda como consultar notas emitidas contra seu CNPJ.

Como saber se minha empresa está com o CNPJ ativo?

O CNPJ não garante o funcionamento de uma empresa, afinal, para que uma empresa inicie suas atividades, ela precisa ter esse cadastro. Por esse motivo, é importante conhecer a maneira de se informar sobre a atividade ou inatividade da empresa a partir do seu CNPJ, podendo obter informações confiáveis antes de fechar qualquer negociação.

Como já citado, a consulta pode ser feita por meio do Site da Receita Federal. Além disso, é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal via celular. A consulta pelo aplicativo é bem simples, assim como pelo computador. A vantagem é poder fazer a consulta a qualquer momento e de qualquer lugar.

As facilidades em relação à consulta do CNPJ têm o objetivo de ajudar empreendedores no momento de suas negociações, evitando que golpes ou prejuízos aconteçam caso a empresa não esteja ativa ou não exista.

Publique matérias sobre a importância do CNPJ no site Diário Oficial 

O Diário Oficial é especializado na prestação de serviços de apoio e de intermediação de publicações legais. As publicações são vinculadas aos diários oficiais dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e da União.

Conte com o Diário Oficial para publicar suas matérias sobre o CNPJ ativo e outros conteúdos essenciais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário