Como ver meu nome no diário oficial?

Como ver meu nome no diário oficial?
4 minutos para ler

O Diário Oficial da União é uma das mais tradicionais publicações legais a circular em território brasileiro. Desde 1862, o DOU, como é popularmente conhecido, é o veículo principal para divulgação dos mais diversos conteúdos de interesse público.

Fazer publicações em Diários Oficiais é uma obrigação para muitas empresas, principalmente aquelas que precisam prestar contas à sociedade. Por isso, o Diário Oficial é a publicação mais útil quando é necessário checar licitações, contratos, atas de reunião e também convocações de concursos públicos.

O último item é extremamente importante, uma vez que muitos candidatos acabam perdendo vagas apenas por não procurarem por seus nomes em Diários Oficiais.

Por isso, no artigo de hoje, te ajudaremos a realizar o clipping do Diário Oficial e otimizar a procura por termos, como o seu nome, por exemplo, dentro da publicação. Vamos lá?

Como posso realizar pesquisas em diários oficiais?

O DOU é uma publicação um tanto extensa, seu recorde de páginas é de 5,7 mil, número registrado em 2003, por isso, saber onde encontrar a informação que você precisa é mais que essencial.

Tal procedimento é ainda mais importante se você prestou concurso público e está esperando a tão desejada aprovação. Afinal, a Lei não prevê a obrigatoriedade de nenhum outro tipo de contato com candidatos, senão por meio da publicação em Diários Oficiais.

Desde 2017, a publicação não é mais impressa, estando disponível apenas por meios digitais. A informatização torna todo o processo mais fácil, permitindo que o usuário utilize a caixa de buscas no site oficial ou utilize as ferramentas de localização de texto em arquivos PDF.

Diferença entre DOs

O Diário Oficial da União é apenas um dos tipos de Diários Oficiais. Além dele, também existem as publicações referentes aos trâmites estaduais e municipais.

Enquanto o DOU trata dos assuntos de interesse público e federal, englobando as publicações da Câmara, Senado e tribunais superiores de todo o Brasil, os Diários Oficiais do Estado e Município demarcam os assuntos que, ainda que sejam de interesse público, têm caráter mais regionalizado.

Ambos estão disponíveis apenas por meios digitais.

Como achar meu nome no Diário Oficial?

Seu nome estará publicado em Diário Oficial caso você tenha sido aprovado em concurso público, esteja se aposentando ou passando por processo de exoneração, por exemplo.

No caso da prestação de concurso, no edital da prova, estará estipulado o prazo para publicação dos resultados e também em qual órgão regulamentador os nomes estarão disponíveis. Existem dois órgãos reguladores oficiais: a Imprensa Nacional e a Oficial.

A primeira diz respeito ao Diário Oficial da União, enquanto a segunda designa os Diários Oficiais estaduais.

Passo a passo

Para checar se seu nome foi publicado em um Diário Oficial, primeiramente você deve acessar o site da Imprensa Oficial ou Nacional.

No campo de pesquisa da página, digite seu nome e, então, clique em “pesquisa avançada”. Após esse processo, marque o tipo de conteúdo que deseja verificar, seja ele uma ata ou um edital.

Depois, conclua a pesquisa e verifique os resultados.

Também existem outras maneiras de acompanhar resultados publicados em Diário Oficial, como, por exemplo, o clipping do Diário Oficial da União ou dos Estados.

Para ter acesso a essas e muitas outras dicas sobre o mercado jurídico e o acompanhamento de publicações, acesse o blog do Diário Oficial-e, um serviço de intermediação de publicações em Diários Oficiais de todo o Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um comentário