É possível definir crédito fiscal como sendo um desconto calculado sobre o valor dos impostos. Esse cálculo é feito na hora de determinar o montante que se deve pagar ao Estado, e o valor estipulado é devolvido ao tributário após um determinado período de tempo.

Por isso, se você tem o orçamento apertado mas visa o crescimento de sua empresa, é importante saber quais tributos dão direito ao crédito fiscal e conhecer sua utilidade. Acompanhe nosso post e conheça um pouco mais sobre o assunto!

Saiba para que serve o crédito fiscal

Toda economia é bem-vinda, não é verdade? Então, o crédito fiscal é mais uma forma pela qual você pode usufruir, principalmente quando se tem um orçamento apertado. Afinal, essa ferramenta serve para gerar um valor em dinheiro em proveito do contribuinte.

Porém, para que isso aconteça é necessário cumprir com suas obrigações legais e a melhor forma de fazer isso é conservando uma boa gestão fiscal para manter tudo em ordem. Somando a isso, é importante lembrar que nem todos podem fazê-lo.

Continue acompanhando nossa publicação e veja quem pode fazer o crédito fiscal.

Veja quem tem direito ao crédito fiscal

Desde que possuam CPF, todas as pessoas físicas podem ser beneficiárias. No entanto, o mesmo não vale para empresas. Caso o contribuinte não esteja enquadrado no simples nacional ele não poderá usufruir do benefício.

Além disso, é importante saber que há determinados tributos e operações que dão direito ao crédito fiscal.

Saiba quais tributos e operações dão direito ao crédito

Para classificar quais operações dão direito ao crédito fiscal é preciso separar por tipos de contribuintes, pois, cada tributário tem uma operação específica. Para entender melhor basta seguir os tópicos abaixo com uma categorização geral dos contribuintes.

Empresas comerciais

O direito ao crédito fiscal em caso de empresas comerciais aplica-se sobre a utilização de transportadoras para serviços de frete e sobre a utilização de serviços de energia elétrica.

Empresas industriais

Matéria prima e outros produtos como embalagens, equipamentos e maquinários permitem que empresas industriais tenham direito ao crédito fiscal.

Empresas de transporte

As empresas de transporte, mais especificamente as de cargas intermunicipais e interestaduais, têm o direito concedido em cima de todos os produtos utilizados em transportes, desde o combustível até a graxa.

No entanto, apesar de saber que o crédito fiscal pode ser um benefício a contribuir com suas finanças, isso não descarta o fato de que ainda é necessário cumprir prazos e metas em um período curto de tempo.

Utilize o Diário Oficial-e e ganhe tempo para cumprir seus prazos

Para ajudá-lo a economizar tempo, você pode resolver as questões sobre diagramação e publicação de documentos em jornais oficiais por meio do Diário Oficial-e que conta com uma equipe especializada na diagramação e publicação de informações de empresas em publicações oficiais.

O Diário Oficial-e acompanha as publicações do cliente desde o levantamento de informações, passando pela diagramação e a publicação efetiva, possibilitando assim que seus clientes tenham mais tempo livre para outras funções, tendo a certeza de um serviço benfeito e entregue no prazo.

Gostou da publicação? Compartilhe nas redes sociais e ajude a tirar dúvidas de outras pessoas!

Leia Também

Deixe seu comentário