DOU: como consultar processo judicial?

DOU
4 minutos para ler

Consultar processos judiciais no DOU é uma atividade que deve ser feita constantemente e de forma eficaz. Saiba como realizar a consulta pela internet com auxílio profissional.

Realizar a consulta e o acompanhamento de processos judiciais é fundamental, independentemente do volume de clientes, informações ou funcionários no escritório de advocacia. Veja, a seguir, como fazer isso.

Leia mais: Quais são as etapas de um processo?

A importância de consultar processos judiciais

O acompanhamento de processos judiciais é uma das principais tarefas em um escritório de advocacia. Afinal, é a partir do status de um processo que se pode dar andamento aos caminhos traçados e técnicas de argumentação.

Ou seja, a consulta de processos jurídicos influencia diretamente nas defesas dos clientes. Um acompanhamento ineficiente dos processos pode levar a grandes prejuízos para o cliente, consequentemente, todo o consultório sai prejudicado.

Como consultar um processo judicial?

É fundamental criar hábitos que viabilizem, facilitem e agilizem a consulta de um processo judicial. São eles:

Mapear o DOU e os tribunais

Assim como o Diário Oficial da União (DOU), os Tribunais de Justiça da cidade também possuem um Diário de Justiça, utilizado para publicar as atualizações dos processos. Nesse sentido, é preciso mapear todos esses grandes meios de veiculação de notícias e informações.

É muito importante considerar em quais meios de comunicação podem constar as informações sobre os clientes, levando em conta as causas e regiões.

Há diversos sites disponíveis para consulta, como Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral do estado, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do estado e Tribunal de Justiça Militar. 

Automatizar as tarefas

Hoje, é possível fugir das consultas manuais e otimizar o processo, dispensando os advogados e funcionários dessa função, para que, assim, possam se dedicar a outras atividades e tomadas de decisão.

Ao contar com especialistas em dados publicados no DOU, é possível receber os materiais sobre cada processo de forma atualizada e segura, com a certeza de que as informações não serão perdidas em meio a tantas possibilidades de busca.

Acompanhar sites de busca

Há sites de busca que reúnem todas as informações publicadas no DOU, e os advogados podem receber os materiais diretamente em seus e-mails, bastando fornecer os dados do processo para consulta.

Esse tipo de plataforma reduz o trabalho de busca manual, agilizando a coleta de informações e facilitando o desenrolar das atividades do escritório. 

DOU

Processo judicial eletrônico: como funciona a consulta ao DOU

A consulta ao processo judicial mudou radicalmente com a chegada do ambiente eletrônico. Hoje, não há a necessidade de acompanhamento presencial, o que otimiza o tempo do escritório e reduz custo com funcionários, que eram necessários pela demora para coleta de informações atualizadas.

Por outro lado, o que ainda permanece nesse trabalho dos advogados é a corrida contra os prazos, tanto na busca por informações quanto nos envios de documentos, informações e andamentos de processos.

Ao contar com processos eletrônicos, fica mais fácil ter acesso às informações, mas, além disso, é crucial ter auxílio de portais especializados na coleta de materiais que não serão enviados automaticamente pelos tribunais. 

Conte com auxílio profissional do Diário Oficial-e para consultar processos judiciais

Com a necessidade de estar atento às informações acerca de processos judiciais, é altamente recomendável contar com auxílio de profissionais no assunto. Pelo site Diário Oficial-e, além de ter a possibilidade de realizar publicações no DOU, é possível receber materiais sobre processos judiciais diretamente pelo e-mail, bastando preencher o formulário no site.

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços do Diário Oficial-e e receba informações sobre processos judiciais pelo e-mail.

Você também pode gostar

Deixe um comentário