Acumular funções em uma empresa pode gerar algum stress. Isso, principalmente, se a função a ser acumulada não é da área de atuação do responsável – como acontece em alguns escritório de advocacia, em que os próprios advogados donos do negócio precisam cuidar da contabilidade.

Para facilitar o seu trabalho, vamos te falar um pouco mais sobre as demonstrações contábeis e como elas podem ser verdadeiras aliadas na sua gestão. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, elas não são importantes apenas por uma questão legal, mas também por orientar a situação financeira do empreendimento.

Acompanhe!

Demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis apresentam a posição patrimonial e financeira de uma empresa em um determinado período. Elas, portanto, informam a condição financeira de uma empresa.

Em geral, é composta por balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração do valor adicionado, demonstração do valor correspondente à mutação do patrimônio líquido da empresa, demonstração do fluxo de caixa, relatório da apuração dos lucros ou prejuízos acumulados e notas explicativas.

Cada uma dessas demonstrações tem uma finalidade específica e estar em dia com elas é uma obrigação legal, independentemente do tipo de tributação que incide sobre sua empresa. Mas esse não é seu único propósito!

Utilidades das demonstrações contábeis

Como dito anteriormente, os demonstrativos contábeis revelam a saúde financeira da empresa – e é justamente por isso que eles deverão ser apresentados em eventual solicitação de financiamento bancário. Isso porque são eles que demonstram se a empresa tem possibilidade ou não de arcar com a dívida proposta.

O mesmo acontecerá se sua empresa vier a receber um aporte financeiro, como também em caso de expansão da empresa por meio de fusão com alguma outra ou pela formação de novas sociedades.

Enfim: qualquer pessoa (física ou jurídica) que decidir investir no seu negócio terá que ver os seus demonstrativos para avaliar se essa é uma decisão interessante ou não.

Além disso, essas demonstrações revelam se os investimentos efetuados pela empresa estão, de fato, gerando o lucro previsto. E, ainda, se todos os gastos efetuados condizem com o retorno da empresa. Elas demonstram, portanto, se os custos e os lucros são condizentes.

Importância da análise das demonstrações contábeis

A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica de decomposição, comparação e interpretação de todos os demonstrativos financeiros. A técnica visa obter informações para se chegar a um diagnóstico da situação econômica da empresa em um determinado tempo.

Nesse sentido, a análise dos demonstrativos aliada a uma análise comparativa dos demonstrativos de anos anteriores permite identificar a evolução financeira da empresa. E, a partir daí, se essa evolução está acontecendo como deveria.

Também é interessante fazer uma análise comparativa com os demonstrativos de outras empresas do mesmo ramo, mesmo porte e no mesmo período. Essa análise revela se a sua empresa está crescendo como as demais ou se falta investimento em algum setor.

Além disso, a análise dessas demonstrações permite ao responsável pelo negócio avaliar as despesas, relacionar os ativos e passivos e definir e acompanhar os indicadores financeiros.

Conclusões a partir da análise das demonstrações contábeis

A análise bem feita dos demonstrativos financeiros permite que você chegue a resultados bastante precisos sobre a contabilidade da empresa – o que, por sua vez, garante um verdadeiro controle da administração.

A partir dessa análise, é possível diagnosticar o empreendimento, ou seja, em quais pontos a administração está falhando e em quais está sendo bem sucedida e, ainda, quais devem ser os problemas prioritários a serem solucionados – pois estão dando maior prejuízo ao negócio.

A análise proporciona, também, adotar uma visão estratégica mais eficaz, com base em dados concretos, na medida em que revela suas limitações e potencialidades.

Dessa forma, uma análise bem feita das demonstrações contábeis é um poderoso aliado para a tomada de toda e qualquer decisão na sua empresa. Isso porque você fará investimentos, cortará gastos e crescerá de forma muito mais segura e consciente da sua condição. A análise das demonstrações é, portanto, o principal fator decisório de uma empresa!

Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário e compartilhe sua experiência!

Leia mais sobre: Como Publicar no Diário Oficial

Leia Também

Deixe seu comentário