Diário Oficial da União

A auditoria contábil faz parte de um dos ramos mais versáteis do mercado e que permite atuação em campos muito distintos, através da carreira de contabilidade. Saiba mais informações aqui.

O que é auditoria contábil?

A auditoria é uma das técnicas realizadas pela contabilidade que, por meio da análise e conferência dos registros de uma empresa, permite atestar a fidedignidade das transformações no patrimônio das organizações.

Ela permite também avaliar se os registros representam a veracidade da situação da empresa. Além disso, garante detectar eventuais erros ou até mesmo identificar falhas que possam estar contidas nas demonstrações auditadas.

A auditoria contábil também é uma fonte valiosa de dados para aqueles que querem decidir por investir em empresas, e isso porque possibilita o aumento da transparência em relação às informações que são divulgadas por essas organizações.

Clique aqui e veja como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa.

Outra possibilidade ainda é a utilização de auditoria no correto reconhecimento e avaliação de componentes patrimoniais. Trata-se de um processo que pode ser utilizado em casos de: aquisições, incorporações ou dissoluções de sociedades.

Ainda que a auditoria seja obrigatória para empresas de capital aberto (e em algumas situações específicas), pode ser realizada por qualquer organização, de forma voluntária.

Ela possibilita a melhoria da imagem do empreendedor junto ao mercado e também permite que seus próprios sócios conheçam e compreendam, de forma clara, a adequação dos registros e das demonstrações contábeis, assim como a exatidão e aplicação dos controles internos da empresa.

Dessa forma, a procura por profissionais auditores, seja para fins legais ou por quem busca ter mais transparência, tem sido cada vez maior no mercado de trabalho.

Os profissionais mais valorizados são aqueles preocupados com a aplicação de regras e normas contábeis, e que buscam pela atualização constante (tão exigida e necessária nessa carreira).

Saiba aqui qual a importância de um gerenciador financeiro.

Como a auditoria é realizada?

O primeiro passo é efetuar o reconhecimento de área, isto é, a compreensão do ambiente da empresa e de seus segmentos e operações. Em seguida, é feito o planejamento de auditoria, etapa e que serão selecionadas as estratégias para obter evidências e aplicar testes nos controles contábeis.

Na etapa também serão analisados os controles internos e, com base no que se observar, detectar-se-ão os pontos fracos e quaisquer riscos que o sistema pode sofrer. No caso, dois tipos de testes deverão ser aplicados:

  • O de controle, para verificar se as normas aplicáveis à empresa estão sendo cumpridas e;
  • O substantivo, que anseia assegurar a exatidão das informações e dos valores contidos nas demonstrações contábeis.

Por último, após o serviço completo de auditoria propriamente dito, será apresentado um relatório, baseado na utilização de documentos e papéis de trabalho, sendo o resultado final da verificação.

Neste relatório deverá constar se as demonstrações atendem todas as exigências, se há observações com relação a algum aspecto ou a todas as demonstrações, e também poderá ocasionar a abstenção de opinião (quando o auditor não conta com matéria suficiente para atestar a fidedignidade das demonstrações apresentadas).

Realize publicações no Diário Oficial da União

Através do Diário Oficial da União, principal veículo de comunicação do país, é possível consultar e também realizar a publicação de informações, como demonstrações contábeis de empresas e organizações.

Navegue pelo site para ter mais informações.

Leia Também

Deixe seu comentário