Diário Oficial da União

O trabalho realizado em conjunto, pelo contador e pelo departamento, precisa ser bem executado para garantir o sucesso e a consolidação de uma empresa. Veja aqui a importância do fechamento mensal para a contabilidade.

A área contábil possui um papel que garante o controle mais efetivo do capital monetário de uma empresa, o que possibilita o conhecimento da origem dos recursos.

Confira aqui como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa.

O que é o fechamento mensal

O fechamento mensal nada mais é que um procedimento feito no início de cada mês, que possibilita elaborar, mediante informações do mês anterior, uma estratégia que vise o crescimento dos negócios e da empresa, estipulando projeções confiáveis para o próximo período.

A partir da análise do fechamento mensal, é possível criar estratégias e identificar necessidades de adaptação e execução do planejamento financeiro do empreendimento.

O principal objetivo do fechamento mensal para a contabilidade, é identificar e classificar todas as operações realizadas, de forma correta, de maneira que todos os dados examinados sejam registrados no Balanço Patrimonial, no Demonstrativo de Resultados do Exercício.

Como é realizado o fechamento mensal

A fim de realizar o fechamento de forma simples e assertiva, a área contábil deve investir em um sistema de reporte de resultados mensais. Nesse caso, o recomendável é fazer o fechamento até o quarto dia útil, após o encerramento do mês. Em alguns empreendimentos, os resultados são obtidos já no primeiro dia útil.

Existem também os sistemas que exibem os resultados parciais online, deixando poucas informações para o fim do processamento mensal.

Para alcançar resultados plenamente satisfatórios, é preciso, além de um sistema de qualidade, ter profissionais qualificados e treinados.

De toda maneira, um bom sistema deve divulgar um demonstrativo de resultados DRE ou P&L, contendo o que segue:

·         Demonstrativo de Resultado

O demonstrativo deve ser descritivo e identificar custos e despesas, tanto variáveis quanto fixos. Isso representa, assim, as Receitas Líquidas, deduzidas dos custos e despesas variáveis, e demonstradas em porcentagem e valores absolutos.

·         Informações Detalhadas

Um bom sistema para fechamento também deve contar com informações detalhadas e com demonstrativos de resultados da empesa por unidades de negócio (ou segmentos), sempre considerando a estrutura do empreendimento.

Deve também sempre destacar informações por segmentos, como despesas, custos, prejuízos, lucros, passivos e ativos.

·         Despesas da Empresa

O sistema também precisa detalhar as despesas de acordo com grupos, como comerciais e administrativas, além de informações consolidadas, como dados da natureza dos gastos.

Frequentemente, são nos demonstrativos de resultados que ficam descritas as despesas, apresentadas em grupos.

·         Indicadores do Empreendimento

O sistema ainda precisa incorporar diversos indicadores, como volumes das contas a receber e produção. Hoje em dia existem sistemas que operam com a opção de reportar informações não financeiras gerencialmente, o que é muito bom para uma gestão de qualidade.

·         Informações contábeis para a empresa

Para realizar o fechamento de mês de forma eficaz, é necessário investir em tecnologias e conhecer bem o trabalho na área de contabilidade, além de levar a sério as informações e documentos da empresa.

Acompanhe as principais notícias através do Diário Oficial da União

O Diário Oficial é um documento que visa a veiculação de notícias e informações, além de prestar serviços para instituições, empresas e cidadãos.

Veja aqui como fazer planejamento de custo com publicação oficial.

O Diário Oficial – E é uma plataforma digital que intermedeia os trâmites entre pessoas (físicas e jurídicas) e os principais diários oficiais do país, como o Diário Oficial da União.

Navegue pelo site e tenha mais informações.

Leia Também

Deixe seu comentário