Invoice Internacional: saiba como emitir notas fiscais para o exterior

DOE BA
3 minutos para ler

A emissão de notas fiscais é muito importante para o sucesso de qualquer negócio, de modo que saber emiti-las faz parte dos conhecimentos de todo empreendedor que visa crescer dentro das regulamentações exigidas pela legislação brasileira. 

Além da nota fiscal normal, como conhecemos aqui, existe um outro tipo chamado Invoice Internacional, que é o documento que registra as operações realizadas com empresas fora do nosso País. Esse documento conta com uma série de especificidades, de modo que é importante conhecer todas elas se a ideia for negociar com empresas estrangeiras.

O DOE BA vai ajudar você a entender melhor sobre a Invoice Internacional, começando pelo seu conceito e indo até as informações mais importantes do documento. Acompanhe!

O que é Invoice Internacional?

A Invoice Internacional é uma espécie de nota fiscal que serve para que as operações, tanto de compra quanto de venda, fiquem registradas. A grande diferença da Invoice Internacional para a nota fiscal é a obrigatoriedade, que acontece em casos diferentes. 

Enquanto as notas fiscais são exigidas em todo o Brasil para determinadas compras e vendas realizadas entre pessoas e empresas daqui, a Invoice Internacional é obrigatória apenas quando forem feitas operações com empresas estrangeiras.

A importância de emitir notas fiscais

As notas fiscais, em geral, são emitidas para que você não fique com nenhuma pendência fiscal, ou seja, para você não se complique com o fisco. Elas servem para que você prove ao Estado que está fazendo suas compras e vendas de maneira correta, bem como quanto você está gastando.

Além disso, é importante emitir notas fiscais para que os clientes possam ser reembolsados pelas empresas em que trabalham, por exemplo, ou, até mesmo, para que eles tenham confiança na sua empresa como um todo.

Por que devo emitir uma Invoice?

Você deve emitir uma Invoice Internacional para saber quais impostos deve pagar. As alíquotas estão sempre variando, de modo que se você não emitir uma nota fiscal no momento que fez uma exportação ou prestou algum tipo de serviço no exterior, não saberá o quanto deve pagar ao fisco.

As taxas cobradas

A taxa cobrada para fazer uma Invoice Internacional é de 0,38%, que na verdade não é exatamente uma taxa, mas o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse imposto é recolhido diretamente na nota e tem essa alíquota de 0,38%. Podem existir outras taxas a depender do tipo de operação.

O pagamento

Para fazer o pagamento de uma Invoice Internacional, você pode contar com uma empresa especializada no assunto, de preferência uma empresa de cunho financeiro. Ela vai fazer uma transferência internacional com os valores e as informações da sua nota, de modo que a sua Invoice Internacional seja gerada.

DOE BA

Veja como atua o Diário Oficial-e

O DOE BA ou Diário Oficial-e é focado em transmitir notícias importantes para a população de maneira rápida e eficaz. A empresa atua prestando serviços para os municípios, estados, Distrito Federal e União.

Saiba mais no DOE BA: Entenda a diferença entre a nota cupom, a nota fiscal e o recibo de pagamento

Você também pode gostar

Deixe um comentário