Jogos Olímpicos: Dispensa de visto para Estrangeiros

No próximo ano, o Brasil irá sediar os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos no Rio Janeiro. Isso ocasionará um grande turismo em nosso país. Os atletas que irão participar, seus familiares e outros espectadores que virão às terras brasileiras para prestigiar o evento, Rio 2016, não terão a exigência do visto de permanência no país, que é necessário em qualquer outro período.

Aumentando o turismo no país, consequentemente aumenta-se a procura pelo visto temporário para permanecer aqui durante os jogos. Quem já tirou o seu visto em outras situações sabe como é o processo, que é preciso passar para conquistar o seu e o tempo de espera. Por esse motivo, durante os quatro meses que os jogos irão durar, de junho a setembro de 2016, não será preciso do visto para entrar no Brasil.

O que muda com a dispensa do visto

A medida foi tomada pelo governo para facilitar o processo de entrada e de permanência dos envolvidos com os jogos e de seus espectadores e visitantes. Espera-se receber, principalmente, turistas dos Estados Unidos, China, Canadá, Austrália e Japão. Apenas dos Estados Unidos, estima-se que 200 mil turistas pretendem visitar o país durante o período dos Jogos Olímpicos 2016.

Além de facilitar a vida desses turistas, a medida também irá favorecer o Brasil, pois como o número de turistas em nosso país irá crescer, consequentemente estimula-se a economia local, principalmente da rede hoteleira, restaurantes e bares. Além de aumentar a quantidade de visitantes, aumenta-se também o dinheiro que entra no país e sua circulação, pois será necessária a contratação de mais funcionários em diversos comércios e empresas para atender a quantidade maior de estrangeiros presentes durante esse período.

A medida, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, determina que a dispensa do visto aconteça para os turistas que entrarem no Brasil até o dia 18 de setembro de 2016, sendo válida apenas por 90 dias, sem qualquer tipo de prorrogação. Ou seja, os turistas que desejam vir ao Brasil, sem a necessidade do visto, acompanhar o Jogos Olímpicos de 2016 ou Paraolímpicos, deverão entrar no Brasil até a data final dos jogos (18 de setembro) para ter sua estadia permitida por até 90 dias contando a partir de sua chegada. Lembrando que os 90 dias são improrrogáveis.

Vale ressaltar que não é preciso comprovar que irá assistir qualquer evento dos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos, não necessitando da apresentação de ingressos para entrar no país sem o visto.

Conselho Nacional de Imigração

Para que essa dispensa do visto possa ocorrer, foi criado o Conselho Nacional de Imigração, que determinou a dispensa durante os eventos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016. Sendo assim, a lei foi sancionada e entra em vigor a partir de sua data de publicação: 24 de novembro de 2015.

Logo, entre junho a setembro do ano que vem, o Brasil estará com suas portas abertas para qualquer estrangeiro que queira visitar o país. Além disso, a dispensa do visto é unilateral durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, Rio 2016.

A medida irá favorecer o nosso país em vários sentidos e estão sendo tomadas as providências necessárias para o evento e para as mudanças que irão correr ao aumentar o fluxo de turistas significativamente.

Gostou de saber mais detalhes sobre essa novidade? Então acesse a DiárioOficial-e e mantenha-se atualizado!

Leia Também

Deixe seu comentário