Margem de lucro: qual é a mais ideal para o meu negócio?

DOE RS
3 minutos para ler

A margem de lucro é parte fundamental de qualquer negócio. Saiba o que é, como calcular e qual é a margem de lucro ideal para o seu caso.

Todo tipo de empresa precisa ter uma visão clara sobre a margem de lucro de acordo com seu tipo de negócio. Entenda o que é margem de lucro, como calcular, e o que é preciso para saber qual é a margem de lucro ideal para cada caso.

Leia também: Veja como transformar o MEI em LTDA

O que é margem de lucro?

É possível enxergar a margem de lucro como o dinheiro extra que permanece em caixa após a empresa quitar todas as suas contas e obrigações fiscais em comparação ao que foi gasto com o produto. O montante pode ser utilizado para alcançar objetivos, reinvestir no negócio ou ir para o bolso do empresário.

Com a margem de lucro, é possível saber o quanto o serviço prestado ou produto oferecido é lucrativo. Em outras palavras: a margem é o que permanece no negócio.

Como calcular a margem de lucro?

A margem de lucro pode ser calculada de forma muito simples. Basta dividir o lucro líquido (valor restante após pagar todas as contas), pelo preço da venda. Ou seja:

Margem de lucro = Lucro líquido / preço da venda x 100

Supondo que uma empresa venda um sapato por 100 reais, e desse total, 40 reais sejam destinados aos fornecedores e 20 reais aos custos operacionais da produção, restam 40 reais de lucro líquido.

Ou seja, 40/100 x 100, que resulta em 40%. Então, é possível afirmar que a margem de lucro da camiseta é de 40%.

E qual é a melhor margem de lucro para cada caso?

Cada negócio precisa encarar a margem de lucro de forma individual, ou seja, levando em consideração elementos como: estratégia, objetivos do negócio, posicionamento da marca e expectativas.

Quando o empresário abre as portas, uma de suas principais ambições é vender o máximo possível, mas, para além disso, é preciso que o faturamento se transforme em lucro e permaneça em caixa.

Cada empresa deve almejar uma margem de lucro bem-específica, já que há aspectos que causam variações, como o tipo de produto ou serviço fornecido, o nicho de mercado, os preços, entre outras. Em média, gestores apostam em uma margem de lucro que se encaixam em:

  • 7% a 12% para indústria;
  • 10% a 20% para comércio;
  • 30% a 20% para serviços.

Para realizar o cálculo da margem de lucro ideal para o seu negócio, basta selecionar o lucro, dividi-lo pela receita total e multiplicar o resultado por 100. Dessa forma, tem-se uma visão atual da lucratividade e é possível fazer alterações na precificação para se encaixar em um dos tópicos acima.

DOE RS

Aproveite e saiba como publicar as obrigações no DOE RS

Ao longo do tempo de atuação de uma empresa, é preciso realizar a publicação de documentos obrigatórios no Diário Oficial da União, no Diário Oficial dos Estados – como é o caso do DOE RS – e no Diário Oficial dos Municípios.

Sabendo disso, o Diário Oficial-e é uma solução que viabiliza a publicação no Diário Oficial por meio de uma equipe especializada, que recebe a documentação e dá seguimento de forma ágil e prática.

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços oferecidos pelo Diário Oficial-e. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário