DOU

Saiba o que é e como fazer modelo de Ofício para solicitações. Confira ainda como publicar no Diário Oficial da União (DOU) com auxílio de equipe profissional.

O Ofício é um documento largamente usado em procedimentos para solicitação de algo ou de algum serviço. Acompanhe todas as informações:

 

O que é Ofício

Trata-se de um documento oficial, que deve ser escrito de acordo com a norma padrão e na língua portuguesa, sendo composto por um texto claro e objetivo. É de extrema importância que conste no ofício argumentos fortes e coerentes.

Leia mais: O que é preciso saber antes de fazer uma publicação oficial

 

Dados necessários:

Alguns dados devem estar obrigatoriamente presentes no documento, tais como informações pessoais (nome, CPF ou CNPJ), data, endereço, entre outros, sempre de acordo com o que exigir o documento.

Para produzir um Ofício de forma coerente, é preciso utilizar as palavras com sabedoria, além de não se prolongar muito, tendo sempre que se apresentar de maneira clara e objetiva.

 

Como fazer Ofício de solicitação

Para a maioria das pessoas, fazer um modelo de Ofício pode ser uma atividade nada habitual, por isso, é normal que surjam dúvidas com relação à elaboração do documento.

Existem contextos em que o Ofício pode ser também chamado de memorando, ainda que este comunicado em específico possa conter outros significados.

Para as pequenas empresas, principalmente, a elaboração de um ofício envolve situações relacionadas a licenças diversas, impostos, processo junto à prefeitura ou ao governo estadual, recursos em multas, entre outros tipos de demanda.

Para elaborar o documento tendo como base um modelo de Ofício, é preciso ter em posse algumas informações básicas e também traçar exatamente qual será o objetivo da solicitação. Importante salientar que todo documento oficial deve estar escrito de acordo com a gramática tradicional brasileira, ser coerente e objetivo.

Saiba mais: O que é e como funciona a publicação de extravio de documento

No mais, o Ofício deve contar com:

  • Nome;
  • CPF ou CNPJ;
  • Informações pessoais;
  • Endereço;
  • Data e local;
  • Número de Ofício.

 

Confira modelo de Ofício de solicitação:

Ofício nº (número)/(ano)

À Secretaria de Saneamento (nome do órgão).

Município de (cidade) – (Estado).

Eu, Nome, Estado Civil, Nacionalidade, Profissão, portador de CPF número (informar) e de RG número (informar) residente à (endereço, com rua, número, bairro e complemento), CEP (informar), no município de (nome) – (estado), compareço respeitosamente à vossa presença solicitar as devidas providências no intuito de que seja regularizada a coleta de lixo reciclável no bairro (nome), levando em consideração a ausência do serviço, que se estende para mais de um mês, trazendo transtornos aos moradores e prejuízos ao meio ambiente.

Considerando que a solicitação será aprovada, fique com meus agradecimentos e votos de consideração.

(local), (dia) de (mês) de (ano)

(assinatura)
(nome)

 

Modelo de Ofício de Solicitação (2)

Ofício (número/ano)

Ao Senhor (nome)

(Cargo)
(Empresa ou órgão)

Eu, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, portador de CPF número (informar) e de RG número (informar) residente à (endereço, com rua, número, bairro e complemento), CEP (informar), na cidade de (informar), (estado), compareço a presença de Vossa Senhoria (ou Vossa Excelência), (descreva a solicitação), com o intuito de (descrever a finalidade do que está sendo pedido).

Fique com meus votos de consideração e estima.

(local), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

 

Saiba como publicar conteúdos no DOU

Com auxílio de agência de publicidade legal, você pode descobrir tudo o que é necessário para realizar publicações no DOU. O Diário Oficial-e conta com equipe de profissionais que oferecem aos seus clientes esse tipo de serviço.

Navegue pelo site para saber mais sobre publicações no DOU.

Veja mais: Contencioso trabalhista | Publicação de balanço patrimonial | Publicação Licença ambiental

Leia Também

Deixe seu comentário