Diário Oficial da União

Saiba o que é compliance e como funciona nas empresas. Acompanhe também como fazer para publicar no Diário Oficial da União.

O termo compliance vem do inglês e tem origem no verbo “to comply”, que quer dizer “agir de acordo com um comando (regra, instrução interna ou pedido)”. Confira todas as informações sobre essa ferramenta.

 

O que é compliance

Estar em Compliance significa manter-se em conformidade com as normas e regulamentos, tanto internos quanto externos. Nesse sentido, quer dizer que a empresa permanece em conformidade com os normativos dos órgãos reguladores, assim como com as atividades prestadas pela sua empresa, regulamentos internos e, principalmente, aos regulamentos inerentes ao seu controle interno.

Saiba mais: 8 maneiras para melhorar a gestão de escritório de advocacia.

 

Atuação do Compliance nas Empresas

Como visto, Compliance significa estar de acordo com as normas, o que explica em grande parte seu conceito. O significado da palavra possui relação estreita com a conduta da empresa e sua postura mediante às regras estabelecidas pelos órgãos de regulamentação.

Em síntese, compliance nas empresas nada mais é que estar em conformidade com leis e regulamentos.

Importante salientar que o conceito se estende a todas as regras, políticas, controles internos e externos, ou seja, todo tipo de regulamentação ao qual a empresa precisa se adequar.

A empresa como um todo, ou seja, todos os seus funcionários e também fornecedores de interesse, devem se portar de acordo com as normas dos organismos reguladores.

Além do que, é preciso também garantir o cumprimento fiel de todos os diversos instrumentos normativos internos. É desta forma que a empresa estará em completa compliance trabalhista, ambiental, operacional, contábil, de segurança do trabalho, financeira, etc.

Saiba mais: Como mostrar o valor de um Sistema de Gestão para seus clientes.

 

Qual a importância do compliance para as empresas?

Estar em compliance pode ser considerado uma ferramenta, uma vez que, ao afirmar que a empresa está em compliance estratégico é possível estabelecer uma estratégia de negócios. Esse tipo de afirmação indica que há um elevado grau de maturidade em gestão e também que existe transparência.

Manter a empresa em compliance indica que os gestores e equipes dominam procedimentos diversos, que são praticados em efetiva conformidade trabalhista, política, comercial, comportamental e contratual.

Por outro lado, não estar em compliance representa um grande risco de levar a empresa a ter perdas patrimoniais, financeiras, de mercado, entre outras. Compliance e gestão de riscos são dois conceitos intimamente relacionáveis.

Nesse sentido, é preciso visar sempre o aperfeiçoamento da gestão, melhorar a maneira como os dados da empresa são tratados e como os funcionários se portam na rotina, sempre com o intuito de alcançar o maior nível possível em compliance, independentemente do ramo e do tamanho da empresa.

 

Como publicar no Diário Oficial da União através de Agência de Publicidade Legal

O Diário Oficial – e é uma agência de publicidade legal que oferece aos seus clientes as orientações necessárias para realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para saber como publicar no DOU com auxílio profissional.

Veja mais: DOE TO | Diário Oficial MA | Diário Oficial de Fortaleza

Leia Também

Deixe seu comentário