O que é e como calcular a margem de lucro?

O que é e como calcular a margem de lucro?
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A margem de lucro é um dado muito importante para que gestores tenham uma visão clara do panorama da empresa. Acompanhe mais detalhes e saiba como publicar no Diário Oficial da União.

A margem de lucro representa um dado que mede o quanto uma empresa está tirando, em dinheiro, de suas vendas.

Primeiramente, é preciso entender que o lucro corresponde ao montante total que se ganha em cima de uma venda, ou seja, o valor que resta após debitar todas as despesas e custos envolvidos na produção e comercialização do produto que foi vendido.

Ou seja, se uma empresa vende uma camiseta por R$ 50, sendo que o custo de produção e venda foi de R$ 40, seu lucro total será de R$ 10.

Saiba mais: 6 dicas de como aumentar o lucro da sua empresa.

Como calcular a margem de lucro

Primeiramente, recomenda-se calcular apenas o lucro. A fórmula é muito simples:

Lucro líquido = Vendas líquidas (valor total) – (despesas e custos gerais)

Se o resultado for negativo, significa que a empresa está tendo prejuízo; se for positivo, mostrará o lucro obtido com a venda; e se totalizar zero, quer dizer que o negócio se encontra em equilíbrio contábil (sem lucros ou prejuízos).

Calculando a margem de lucro

Já a margem de lucro mostra além, indicando o quanto a empresa ganhou em cima de cada venda, especificamente, e aponta o valor a ser embutido no preço que o produto terá para o consumidor.

A fórmula do cálculo da margem de lucro fica da seguinte forma:

Margem = lucro / preço final

A margem é o que sobra para a empresa, e já em porcentagem.

3 dicas para aumentar a margem de lucro

Tendo em vista a importância da margem de lucro para uma empresa, é importante seguir alguns passos para estimular seu crescimento:

 

  • Reduzir gastos

 

Diminuir os gastos é um dos pilares para aumentar a receita e ser mais competitivo no mercado. O plano aqui é rever gastos e cortar o que não for essencial, como um plano de internet com velocidade acima da necessária, ou um plano de telefonia fixa quando os colaboradores só utilizam celular.

 

  • Saber de quem comprar

 

Tão importante quanto vender é saber de quem comprar. A venda não é a única responsável pelo lucro, e a compra é um diferencial para quem quer faturar mais.

É fundamental encontrar fornecedores que ofereçam materiais de qualidade a um preço menor. É claro que, em alguns casos, o barato pode sair caro, e, por isso, cabe aos gestores estudarem essa compra. Comprar em grande quantidade, por exemplo, pode ser uma forma de conseguir preços mais atrativos.

 

  • Ter um diferencial

 

As empresas que conseguem desenvolver um diferencial de mercado passam a ter muito mais chances de competir com os concorrentes e atrair clientes. Para isso, é preciso estudar, ter bom senso, e avaliar como entregar soluções de qualidade para o público-alvo.

Publicar no Diário Oficial da União faz parte das obrigações de uma empresa

Existem determinados documentos e demonstrativos que as empresas precisam publicar no Diário Oficial da União (DOU), e o portal Diário Oficial-e possibilita publicações por meio de uma plataforma online simplificada.

Pelo site, é possível publicar no DOU de forma mais prática e com auxílio de profissionais no assunto. Navegue pelo site para conferir o processo.

Veja mais: Como fazer um ofícioDiário da União

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