O que é recorte do Diário Oficial?

recorte no Diário Oficial
3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ementas constitucionais, editais, contratos, avisos oficiais, leis, decretos. Essas são algumas das informações que podem ser encontradas no Diário Oficial, que é uma publicação nacional na qual a imprensa comunica notícias de interesse público e que dizem respeito aos assuntos de todo o país. 

Desde a sua primeira edição, realiza-se o recorte no Diário Oficial. Antigamente, com objetivo de encontrar nomes de clientes e outras informações, os envolvidos no processo conferiam manualmente todas as publicações. Assim, o recorte também era manual, visto que, para arquivar a publicação, recortavam-se as partes nas quais o cliente era citado de forma a anexá-las na pasta do processo. 

Hoje em dia, o trabalho de recorte no Diário Oficial pode ser feito de maneira simples, contando com a tecnologia a seu favor.

Como funciona um recorte no Diário Oficial? 

Como mencionamos, atualmente, a tecnologia é utilizada no processo de selecionar determinadas informações em meio ao mar de publicações presentes no Diário Oficial, otimizando essa procura com a ajuda de softwares e ferramentas de busca automática de palavras-chave. 

As plataformas voltadas para o recorte no Diário Oficial, portanto, automatizam todo o processo ao realizarem o processamento de dados em tempo real e apresentarem as informações relevantes identificadas. 

Após esse trabalho, chega o momento de reunir todas as notícias e elaborar um relatório, catalogando-as, visando ordenar os profissionais e veículos responsáveis pelas publicações, hora, data e o meio pelo qual foi anunciada a notícia. Todo esse procedimento, desde a etapa de busca da informação, caracteriza o clipping digital.

Pesquisando informações na Imprensa Oficial

A primeira etapa para pesquisar essas informações é entrar no site da Imprensa Oficial, visto que é nesse endereço que se encontram todas as publicações do Diário Oficial. 

Em seguida, você deverá escolher a seção que deseja pesquisar. São três seções, sendo elas:

  • seção 1, destinada às publicações de atos normativos de interesse da população, como leis, portarias e resoluções;
  • seção 2, reservada para atos voltados ao interesse dos servidores de administração pública federal, como portarias e despachos;
  • e a seção 3, que é destinada às publicações de editais, avisos, distratos, contratos e ineditoriais.

Caso você identifique com precisão o termo ou nome que quer pesquisar, selecione a opção “Exata” no campo “Tipo de pesquisa”. Então, escolha a data inicial, data final e o ano da publicação a ser encontrada.

No campo “Informe o termo”, digite com exatidão o nome da instituição ou pessoa e aperte em “Buscar”. Pronto! É só escolher o resultado desejado para ter acesso à publicação. 

Conte com o Diário Oficial-e para receber atualizações!

Observamos como é fácil realizar um recorte no Diário Oficial. Com o Diário Oficial-e, é possível contar com a ajuda de uma ferramenta de clipagem não só do Diário Oficial da União mas também dos estados e dos municípios. 

O Diário Oficial-e é uma empresa especializada em serviços de apoio e intermediação de publicações legais nos Diários Oficiais. Além disso, oferecemos todo o suporte necessário para quem deseja publicar atos de interesse público de modo eficaz e seguro.

Você também pode gostar

Deixe um comentário