O que são KPIs? Conheça indicadores de desempenho para o seu negócio

Diário Oficial São Bernardo do Campo
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Construir um ambiente saudável para a empresa envolve a utilização de KPIs, os famosos indicadores de desempenho.

Saiba o que é KPI, quais os tipos de KPI, por que são tão importantes e alguns exemplos para se inspirar e fazer uma gestão de performance realmente eficaz no seu negócio.

Saiba também: Margem de lucro: qual é a mais ideal para o meu negócio

O que significa KPI?

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator. Em português, é chamado de Indicador-chave de Desempenho.

Os KPIs podem ser entendidos como ferramentas que te ajudam a mensurar variáveis importantes dentro de uma empresa.

Por meio dos KPIs, o gestor pode acompanhar o desempenho de operações de forma mais prática e organizada, podendo identificar gargalos e possibilidades de forma otimizada, com foco nas metas traçadas durante a etapa de planejamento.

Quais são os tipos de KPI

Há dois principais tipos de KPI: os que envolvem métricas de volume e os que trabalham as métricas de eficiência.

Ambos existem porque, por mais que seja importante averiguar o volume de vendas, por exemplo, também é fundamental avaliar os custos para saber o real valor dos lucros.

Nesse sentido:

  • Métrica de volume assimila números absolutos, ou seja, quantidades;
  • Métrica de eficiência averigua os resultados obtidos em comparação aos recursos investidos.

O que pode ser interessante para o meu negócio?

Os KPIs podem ser muito interessantes para o seu negócio, pois envolvem a possibilidade de mensurar praticamente todas as ações adotadas pela empresa.

No mais, é indispensável saber como utilizar os KPIs, isso porque focar em um indicador inadequado pode fazer com que o negócio perca o norte e fique sem saber qual direção tomar.

Ou seja, para medir a saúde de uma empresa, não é preciso adotar vários KPIs, mas, sim, apostar naqueles que serão certeiros para a gestão de performance. Para isso é preciso levar em consideração o nicho de atuação, o momento em que o mercado se encontra e, se possível, conversar com especialistas no assunto.

Exemplos de KPI

Alguns exemplos de KPIs muito utilizados em negócios dos mais diversos setores são:

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI é um exemplo de KPI muito utilizado no Marketing para comparar os custos de uma campanha com as receitas geradas. Esse KPI visa identificar se o investimento trouxe resultados satisfatórios, ou se é preciso modificar as estratégias de Marketing.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC busca responder a uma pergunta intrigante: quanto custa conquistar um novo cliente? O cálculo indica a resposta da questão a partir de todos os gastos envolvendo ações de Marketing e vendas divididos pelo total de clientes que fecharam uma compra.

Se o CAC estiver alto, é sinal de que, talvez, as estratégias precisem ser alteradas.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS, por sua vez, calcula a probabilidade de um atual cliente recomendar a sua empresa para outros consumidores. Por meio de pesquisas de satisfação, é possível averiguar o quão satisfeitos os clientes estão com os produtos – o que influencia em uma possível recomendação. 

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