Diário Oficial da União

Confira os principais passos para fundar e gerir um escritório de contabilidade. Acompanhe também como realizar publicações no Diário Oficial da União.

O primeiro conselho geralmente dado aos futuros empresários que procuram orientações para abertura de um escritório de contabilidade diz respeito à importância do plano de negócios. Para se tornar um empreendedor contábil, é preciso ter planejamento e seguir alguns outros passos. Confira:

Saiba mais: Saiba o que é Contabilidade Gerencial.

 

Como abrir e gerir um escritório de contabilidade

Primeiro passo: planejamento

É nessa etapa que o futuro empresário deve projetar qual será efetivamente o negócio a iniciar. Isso inclui responder as seguintes questões:

  • Qual será o público-alvo;
  • Quais serviços a empresa prestará;
  • Se o escritório escolherá uma segmentação ou será generalista;
  • Qual a viabilidade da proposta inicial da empresa no mercado atual;
  • Qual será o diferencial em que a empresa apostará para vencer a concorrência;
  • Qual a necessidade de investimento inicial e se está apto a atendê-lo.

É visível a necessidade de realizar uma pesquisa de mercado, já que é preciso conhecer melhor o comportamento de mercado atual. Abrir um escritório pode não apresentar grandes obstáculos se houver planejamento, mas também é preciso saber gerir a empresa para não correr o risco de ser apenas mais um na multidão.

Saiba mais: Conheça a diferença entre ativo e passivo na contabilidade.

 

Projetando o espaço que será necessário

Outro aspecto importante que afeta diretamente no futuro da empresa diz respeito à escolha do local para instalar o escritório, o que também influencia na estrutura que se pretende montar para ele.

Durante o planejamento para abrir um escritório de contabilidade, é preciso chegar a um número ideal de clientes (um grupo esperado) que se pretende atender no mercado atual. Com essa suposição, é possível definir o porte da empresa.

O tipo de serviço que será prestado também influencia na necessidade de delimitação de espaço, aquisição de equipamentos, contratação de funcionários etc.

É necessário planejar, ao menos, uma recepção, uma sala para cada contador e uma sala geral de reuniões, já que determinadas atividades demandam foco e atenção.

Se a empresa quiser optar por uma gestão informatizada e os clientes anexarem informações relevantes ao escritório por meio da tecnologia, a iniciativa poupará espaço, já que dispensará o uso de um espaço exclusivo para armazenar os documentos em papel.

Ainda com relação à estrutura, mesmo que não haja uma técnica brasileira própria voltada para a montagem de um escritório de contabilidade, existem outras que contemplam aspectos de segurança.

Saiba mais: Conheça a importância do nome fantasia ao abrir sua empresa.

 

Atenção na gestão do time

Após abrir um escritório de contabilidade, para exercer uma boa gestão dos negócios, é necessário responder as seguintes perguntas: Quantos funcionários serão necessários na rotina da empresa? E quais serviços poderão ser terceirizados?

Ao estipular como será o funcionamento do time, é preciso ser criterioso e garantir que haja tranquilidade no trabalho de todos os envolvidos. É crucial evitar dar início aos trabalhos já com a equipe sobrecarregada, ou mesmo contratar excedente de funcionários, que ficarão ociosos ou sem função.

Saiba mais: Como contabilidade estratégica pode contribuir para os resultados da sua empresa.

 

Publique no Diário Oficial da União através de agência de publicidade legal

Através do Diário Oficial-e, agência de publicidade legal, é possível publicar diversos conteúdos, como informativos, editais, relatórios, entre outros, no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre publicação no Diário Oficial da União.

Leia Também

Deixe seu comentário