Qual é a diferença entre uma ação ordinária e preferencial?

Qual é a diferença entre uma ação ordinária e preferencial?
3 minutos para ler

A compra de ações de empresas na Bolsa de Valores é uma das práticas mais comuns para aqueles que procuram diversificar os seus investimentos. 

O que muitos não sabem, no entanto, é que existem diferentes tipos de ações que podem ser compradas, e as mais conhecidas delas são as ações ordinárias (ON) e ações preferenciais (PN). Se você quer investir no mercado de ações, é necessário que entenda a diferença entre as duas.  

Neste artigo, você encontrará as definições desses dois tipos de investimento e terá informações para fazer a melhor decisão para o seu perfil de investimento. 

Saiba mais: Qual a diferença entre lei, decreto, norma, resolução e portaria?

O que é uma ação ordinária?

Uma ação ordinária dá ao acionista o direito de participar em votações e nas decisões da companhia. Quanto mais ações ordinárias alguém possui, maior o peso de seu voto. 

As ações ON valorizam-se mais que as ações PN, uma vez que estas dão o direito ao tag along, um sistema de proteção do investidor minoritário, que receberá pelo menos 80% do valor pago pelas ações em caso de transferência de controle da companhia ou sua venda. 

Qual o código das ações ordinárias (ON)?

Ações ordinárias costumam utilizar o número 3 em seu código de verificação. 

O que é uma ação preferencial? 

Como diz o nome, uma ação preferencial dá prioridade ao acionista no pagamento de dividendos e reembolso de capital. Em casos como falência ou liquidação da empresa, são esses investidores que têm a maior chance de receber primeiro. 

Essa ação, diferentemente da ação ordinária, não proporciona o direito ao voto em assembleia. A regra, no entanto, tende a variar de acordo com o estatuto de cada empresa. 

Qual o código das ações preferenciais (PN)?

O código de negociação das ações preferenciais termina em 4.

Como escolher um tipo de ação?

Para escolher a melhor opção, tenha em mente seus objetivos. Ações ON podem ser uma boa escolha para aqueles investidores que têm objetivos a longo prazo, garantindo a segurança do tag along.

Se o seu objetivo é o curto prazo, as ações PN garantem uma liquidez maior e te possibilitam o encerramento de sua posição assim que for mais conveniente. 

Como salientamos acima, quanto mais ações ON tem um investidor, maior o seu poder de decisão. Portanto, essa talvez não seja a opção ideal para pequenos investidores, porque, ainda que estes tenham poder de voto, os votos dos investidores com mais ações ON sempre terão mais peso. 

Algumas empresas oferecem os mesmos benefícios das ações ON para as ações PN. Portanto, acima de tudo, pesquise bastante sobre as regras e políticas da empresa em que você pretende investir, assim como a situação do mercado. 

Conheça o Diário Oficial-e

O Diário Oficial-e é especializado na prestação de serviços de intermediação de publicações legais de pessoas físicas ou jurídicas nos diários oficiais dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e da União.

Se você deseja publicar um Ato de interesse público de forma segura e rápida, conte com o serviço do Diário Oficial-e. Publique no Diário Oficial da União sem complicações.

Você também pode gostar

Deixe um comentário