Registro Profissional pela internet

Com o objetivo de tornar o registro profissional mais prático, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) substituirá a anotação na carteira por emissão através da internet, facilitando a vida do trabalhador que precisa da inscrição para garantir seus direitos e outras demandas.

A mudança ainda garante maior segurança das informações do usuário. A alteração trará mais praticidade no procedimento, evitando dessa forma transtornos como filas, espera, entre outros inconvenientes que todo brasileiro evita ao máximo em seu dia a dia. Vamos conferir mais informações sobre a novidade? Fique atento às alterações!

Registro profissional com expedição pela internet

A alteração de registro da anotação na carteira pela emissão na internet já foi publicada no Diário Oficial da União. Desta maneira, os profissionais que obtiverem a solicitação do registro aceita pelo Ministério do Trabalho poderão acessar o site do Sistema Informatizado de Registro Profissional, o Sirpweb, para imprimir o cartão.

A alteração simplifica ainda mais a vida do trabalhador, que não precisará voltar ao posto de atendimento para a o registro na carteira de trabalho. Isso garante mais tranquilidade ao profissional, que evitará transtornos como filas, por exemplo.

Inscrição

O registro profissional é um cadastro no Ministério do Trabalho que possibilita que os profissionais de 14 categorias, com regulamentação por leis federais, consigam ingresso no mercado de trabalho. Profissionais como artistas, jornalistas, publicitário, arquivistas, entre outros, poderão contar com o registro na carteira através do pedido online.

Através do sistema do Sirpweb o profissional poderá ter a oportunidade de ingressar com sua solicitação do registro profissional por meio da internet, acompanhar o andamento do seu pedido, além de poder conferir o andamento do registro. O usuário também poderá imprimir o cartão de registro profissional.

Pedir o registro profissional através do sistema é muito simples. O interessado terá que acessar o site da Sirpweb, informar o número do CPF, e depois inserir dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e o código que aparece na tela do computador. O usuário deverá informar outros dados pessoais para dar o andamento ao pedido do registro profissional em sua área de atuação. Todo o procedimento é fácil para garantir maior praticidade ao usuário que precisa solicitar o registro na carteira.

A mudança no setor do trabalho certamente facilitará a vida dos profissionais e ainda garantirá maior transparência nos pedidos dos registros na carteira. Desta maneira os profissionais poderão solicitar a qualquer momento sua inscrição por meio da comodidade da internet. Para quem precisa efetuar o procedimento, mas não dispõe de muito tempo em sua rotina, esta é uma grande novidade! Até porque nada melhor do que facilitar as tarefas do cotidiano!

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Leia Também

Deixe seu comentário