TEF - Transferencia Eletronica de Fundos - Diário Oficial da União

Entenda o que é TEF, para que serve e quais as principais vantagens de utilizar esse sistema em uma empresa, seja grande ou pequena. Veja também como publicar no Diário Oficial da União.

A TEF – Transferência Eletrônica de Fundos -, é um sistema de vendas que realiza transações financeiras de forma eletrônica, ou seja, valida uma compra feita por cartão de débito ou crédito.

Saiba quais as principais diferenças entre os certificados E-CPF, E-CNPJ e NFe.

Como é sabido, ela já é largamente utilizada por empresas de comércio e varejo, em que há um fluxo de vendas constante ao longo dos dias.

Por outro lado, a TEF não se aplica apenas para grandes empresas. Micro e pequenos empresários também podem tirar proveito e contar com os diversos benefícios desse sistema, que garante mais formas de pagamento ao consumidor e amplia o controle de vendas.

 

Como funciona a TEF

A Transferência Eletrônica de Fundos permite que transações financeiras feitas através de compras com cartão sejam validadas de maneira mais rápida e segura, tanto em operações de compra como venda.

O sistema TEF funciona da seguinte maneira:

  • O empresário instala o software no computador e conecta ele à maquininha de cartão;
  • Quando uma compra é efetivada com essa máquina, os dados da transação são automaticamente registrados no computador;
  • As transações passam por uma central, aprovando o pagamento e permitindo que os dados da compra sejam agregados ao sistema de vendas da empresa.

Saiba por que fazer consulta da Nota Fiscal Eletrônica.

As empresas devem buscar sempre flexibilizar as formas de pagamento, uma vez que boa parte dos consumidores não trabalha mais com dinheiro em espécie no dia-a-dia, dando preferência aos cartões.

No Brasil, a utilização de cartões ganha muita força a cada ano. A modalidade de crédito já embarca 72% dos consumidores, e a opção débito abrange 70% (dados do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC –  e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL).

Em síntese: não oferecer a opção de pagamento com cartão pode prejudicar o empreendimento.

 

Vantagens de utilizar a TEF

·         Segurança e mais facilidade

As compras com cartão são cada vez mais utilizadas graças à segurança e comodidade que esse sistema traz, tanto para o lojista quanto para o cliente. A TEF é a melhor forma de garantir esse conforto a todos.

·         Flexibilidade

Uma das principais razões que leva à adoção da TEF é justamente o fato dos clientes geralmente usarem cartões de débito e crédito. Dessa forma, ao não oferecer essa possibilidade de pagamento, o empreendedor estará perdendo clientes para a concorrência.

·         Controle das Finanças

Instalar o software da TEF é uma ótima maneira de manter um controle de vendas mais rigoroso, uma vez que o sistema permite a conciliação das informações referentes a compras e vendas. Dessa forma, os dados podem ser registrados na ferramenta de gestão utilizada pelo empreendimento.

·         Mais proteção

Um dos principais benefícios em adotar a TEF em um pequeno empreendimento é eliminar o risco de erros, sejam propositais ou não, no momento que for registrar o valor a ser pago na máquina do cartão.

Com o sistema TEF, os valores são incorporados de maneira automática, evitando a possibilidade de fraudes durante a cobrança.

Conferência de impostos na nota fiscal: Quais os principais impostos?

 

Realize consultas e publicações no Diário Oficial da União

Através do Diário Oficial – E, agência de publicidade legal, é possível realizar consultas gratuitas e também publicações direcionadas no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para saber como publicar no Diário Oficial da União com auxílio profissional.

Leia Também

Deixe seu comentário