O Código de Ética da Ordem dos Advogados impõe algumas restrições à publicidade como forma de manter o decoro da profissão. Em razão disso, o advogado precisa encontrar alternativas para conquistar clientes, e uma delas é justamente melhorar o networking — que nada mais é do que estabelecer uma rede de contatos em que os envolvidos podem oferecer benefícios mútuos e parcerias de trabalho.

A vantagem do networking, portanto, é ser lembrado — sobretudo por pessoas do meio jurídico — e indicado para casos da sua área de atuação.

Se você ainda não pratica o networking, continue a leitura deste post para aprender alguns passos importantes para melhorar sua estratégia e manter uma boa rede de contatos no seu escritório de advocacia.

1. Organize seus contatos

A organização de contatos vai além de ter uma agenda com os números de telefones e e-mails das pessoas que você conhece: trata-se de manter uma planilha no seu computador para registrar o histórico dos seus contatos. Para isso, podem ser criadas colunas com o nome, a função, o escritório ou a empresa em que a pessoa trabalha, a cidade e ainda as datas do primeiro e do último contato.

É possível acrescentar uma coluna com informações que agreguem ainda mais valor ao escritório, como cliente em potencial, cliente atual, amigo influente, entre outros. A partir daí, é preciso atualizar a planilha à medida que os dados forem mudando.

Pode parecer um trabalho bobo e desnecessário, mas é a partir da compilação dessas informações que será possível perceber o volume e a qualidade da sua rede — e o quanto é preciso expandi-la ou incluir pessoas que tenham mais a oferecer.

Não deixe de incluir na sua planilha os contatos antigos, como professores, colegas de faculdade e clientes que já tiveram seus casos encerrados. Sua planilha precisa ter cada vez mais profissionais, por isso é importante cultivar as relações com essas pessoas para que elas não se esqueçam de você.

2. Mantenha-se em contato com a sua rede

A marcação da data do último encontro na sua planilha organizadora de contatos pode orientar na periodicidade em que você deve contatar as pessoas da sua rede. É fundamental entrar em contato — por meio de mensagens e troca de emails —, mas é ainda mais importante encontrar com essas pessoas pessoalmente, pois essa experiência é fundamental para construir bases sólidas.

Pensando nisso, convide seus contatos para tomar um café, almoçar ou tomar um drink de vez em quando. O tipo de encontro pode variar de acordo com a intimidade de vocês. Esses momentos são importantes para trocar ideias, percepções sobre o mercado ou mesmo sobre as novidades jurídicas quando o encontro for com colegas do meio.

O importante é manter contato e não aparecer somente quando você precisar de alguma coisa.

3. Estabeleça metas para melhorar o networking

Para facilitar e para manter-se focado no objetivo de melhorar o networking, pode ser interessante estabelecer metas direcionadas e não direcionadas. Isso significa que é interessante tanto estabelecer metas de encontros com as pessoas da sua rede quanto estabelecer metas de aparição em ambientes importantes e estratégicos.

Em relação à rede de contatos, você pode estabelecer objetivos como almoçar com pelo menos uma pessoa da sua rede uma vez por semana e tomar um café com pelo menos duas pessoas no mesmo período de tempo. O importante é que sejam metas alcançáveis para que você não desista durante o percurso.

Já no que tange às aparições em ambientes estratégicos, as opções são ainda mais abertas, mas precisam ser cumpridas. É possível, por exemplo, determinar a ida a restaurantes a cada duas semanas, ou mesmo a museus, clubes ou a um coworking periodicamente. Enfim, é importante estar presente em lugares interessantes em que é possível encontrar com pessoas que não se tem o hábito de ver frequentemente ou não se tem intimidade suficiente para marcar um encontro.

Estabeleça essas metas e cumpra-as. Além de ser uma ótima forma de ser visto e lembrado, esses também podem ser momentos de descontração.

4. Mantenha-se atualizado e bem informado

Pode parecer muita coisa para o seu dia, mas todo profissional que se preze precisa se manter atualizado tanto sobre as novidades jurídicas quanto sobre o que está acontecendo no meio político e econômico — e até mesmo sobre amenidades em geral.

Não adianta marcar um encontro com alguém da sua rede e não ter assunto ou estar por fora de tudo o que vem acontecendo, pois isso pode passar a impressão de que você é uma pessoa alienada — e isso não é bom.

É preciso agregar valor aos seus contatos e trazer informações relevantes. Por isso, leia sempre sobre os mais variados assuntos, mas principalmente sobre as matérias da sua área de atuação. Saiba como os Tribunais Superiores têm decidido e como os Ministros têm votado, mas não deixe de ler livros e jornais.

5. Faça-se presente

Para que a sua imagem esteja ativa na lembrança das pessoas, é fundamental que você esteja presente, de alguma forma, na vida delas. Como ressaltado anteriormente, estabelecer metas para encontros e aparições públicas é fundamental. Nesse sentido, essas aparições podem tanto ser pessoais quanto virtuais.

Essa presença virtual é importante, pois pode ter um alcance maior, possibilitando a expansão da rede de contatos. Por isso é interessante estar presente em redes sociais, sobretudo no LinkedIn. Essas plataformas podem ser úteis para trabalhar o marketing pessoal e profissional, por isso é importante prestar atenção ao que está sendo postado. O LinkedIn pode ser explorado para expor artigos e outros materiais sobre o seu trabalho.

Além disso, frequentar os eventos profissionais, como seminários, palestras ou mesmo workshops também pode ser uma ótima forma de conhecer pessoas com interesses em comum e, assim, expandir sua rede de contatos.

Melhorar o networking exige tempo e dedicação. No entanto, à medida que essas atitudes vão sendo praticadas e incorporadas à sua rotina, elas se tornam mais naturais e mais fáceis, até que você comece a fazer networking sem nem mesmo perceber.

Ainda que seja trabalhoso, o networking é fundamental para que o seu escritório conquiste cada vez mais clientes e prospere nesse mercado tão competitivo.

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