correspondente jurídico

A correspondência jurídica é uma área de atuação do Direito que tem ganhado cada vez mais espaço — tanto em relação a quem atua como correspondente jurídico quanto os que precisam dos serviços desses profissionais.

Acompanhe, a seguir, 5 vantagens de ter um correspondendo jurídico em sua equipe!

1. Otimização do tempo e aumento de produtividade

O correspondente jurídico realiza diversos atos em nome de outros advogados, podendo atender escritórios e advogados de qualquer lugar. Ele tem diversas funções, tais como:

  • comparecer em audiências;
  • realizar diligências junto a órgãos públicos extrajudiciais e judiciais;
  • fazer cópias;
  • protocolar petições;
  • despachar com juiz ou outra autoridade;
  • retirar certidões, alvarás e outros documentos;
  • realizar sustentação oral no julgamento de processos;
  • consulta ao andamento processual.

Com um profissional correspondente na equipe, é possível otimizar o tempo dos demais profissionais — que deixarão de se preocupar com as tarefas que podem ser delegadas.

Deste modo, não tendo a necessidade de se deslocar para o cumprimento de diligências, restará mais tempo para lidar com consultorias, reuniões e peticionamentos, aumentando a produtividade.

2. Redução de custos

É possível contratar advogados para a prestação de serviços de correspondência de forma fixa em diversos locais. Pode-se fazer um contrato de exclusividade na prestação de serviços, estabelecendo uma tabela de honorários por atos, que costuma ser mais vantajosa pela frequência da contratação.

Assim, o escritório economiza tempo e dinheiro, evitando os deslocamentos e viagens, reduzindo os custos operacionais. Também será uma ótima opção para ofertar aos clientes: mesmo custeando a diligência contratada com o correspondente, a despesa será menor que os reembolsos de viagem.

3. Maior alcance territorial na atuação

É possível a contratação de correspondentes jurídicos em diversas localidades, que ficarão responsáveis pelos atendimentos e atos necessários. Com isso, o escritório terá segurança em aceitar demandas fora do local de sua sede, pois terá profissionais de confiança para atender suas necessidades.

Com o crescimento desse ramo, é possível encontrar diversos profissionais disponíveis. Estudantes e bacharéis em direito podem trabalhar como correspondentes, mas têm sua atuação limitada — algumas funções só podem ser exercidas pelos advogados.

Ainda, diversos advogados procuram ampliar sua atuação como correspondentes jurídicos, e, nesse caso, a atuação é ilimitada.

Desse modo, é possível ampliar a abrangência territorial do escritório com uma estrutura e rede de contatos que permitem uma prestação de serviço ampla e completa — o que representa mais um atrativo para os clientes.

4. Facilidade na gestão de compromissos

O trabalho dos advogados está sempre vinculado aos prazos judiciais. Como não possuem controle sobre a abertura de prazos, datas de audiências, perícias e outras atividades, muitas vezes ocorre a colisão de compromissos — o que pode ser um problema.

Diante de situações como conflito de horário de audiências, abertura de diversos prazos processuais que demandem diligências externas etc, o advogado correspondente assumirá as atribuições, facilitando a gestão de compromissos do escritório. Desse modo, ter um profissional responsável pela correspondência jurídica traz segurança e tranquilidade para os imprevistos.

5. Aumento de renda

A princípio, a contratação de um correspondente interno, atuante em sua própria comarca e regiões próximas, pode parecer somente um aumento de despesas. Mas, na verdade, esse é um instrumento para o aumento da renda.

A otimização do tempo reflete diretamente no trabalho dos outros profissionais, que poderão aumentar sua demanda de atendimento, e logo, gerar mais renda.

Ainda, abre-se uma nova especialidade ofertada, sendo uma oportunidade de crescimento, pois prestarão serviços para outros advogados e escritórios até então concorrentes.

Gostou das nossas dicas sobre as vantagens de ter um correspondente jurídico na sua equipe? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outras dicas como essa no seu e-mail!

Gostou de saber mais sobre as vantagens de contar com um correspondeste jurídico? Continue navegando no Diário Oficial-e para manter-se bem informado sobre assuntos relacionados ao Diário Oficial da União!

Leia Também

Deixe seu comentário