Diário Oficial

O concurso público é um procedimento administrativo composto por várias etapas, que incluem a formulação do edital, contratação da banca organizadora e a famosa prova. Passada esta última, é necessário fazer sua homologação para que o concurso seja validado. Nessa hora, é importante consultar o Diário Oficial.

É uma obrigação do órgão que abriu o concurso público divulgar a homologação do certame nesta publicação oficial, pois as convocações de fato só iniciam após o edital de homologação ser publicado. Por esse motivo, os concurseiros devem ficar de olho no Diário Oficial para não perderem sua nomeação.

A principal razão para isso se deve ao fato de que o órgão para qual o concurso foi aberto não tem a obrigação de entrar em contato com o candidato aprovado por e-mail, telefone ou carta, por exemplo.

Não sabe como fazer essa consulta? Acompanhe o texto e entenda como usar o Diário Oficial para pesquisar sobre o concurso público que você prestou:

Acesso o site do Diário Oficial

Quem disse que você precisa comprar jornal todo dia para acompanhar as homologação do concurso? O Diário Oficial da União dispõe de site na internet que conta com um sistema de busca ideal para encontrar o que precisa.

Para isso, basta acessar o portal oficial da Imprensa Nacional. Neste site, você encontrará as edições eletrônicas disponíveis diariamente e de forma gratuita.

Pesquise por seu nome ou órgão

Quando já estiver com o portal aberto, utilize o campo de pesquisa para inserir o que deseja. O concurseiro pode digitar o seu nome ou buscar pelo nome do órgão para o qual prestou concurso.

Faça a busca por período

Se preferir acompanhar a homologação em outros períodos de tempo, programe a busca com a duração de meses e até mesmo anos. Basta usar o recurso de pesquisa avançada e colocar a palavra-chave desejada.

Essa ferramenta é bastante interessante caso você queira saber quantos candidatos já foram convocados. Dessa forma, será possível entender com que frequência a homologação tem sido feita pelo órgão realizador do concurso público.

Receba informações personalizadas

Agora, se você geralmente não tem tempo para ficar olhando o site do DOU ou ainda tem medo de esquecer de pesquisar, uma boa alternativa é contratar um serviço que faça esse tipo de tarefa.

Hoje em dia, é possível encontrar empresas que acompanham as homologações, fornecem clippings e fazem publicações personalizadas. Com as ferramentas configuradas, você receberá uma notificação sobre alguma nova publicação do concurso no Diário Oficial da União.

Estes foram alguns passos fundamentais para os concurseiros fazerem sua pesquisa no Diário Oficial. É importante observar que o aprovado no concurso público, de acordo com a ordem de classificação, é convidado para apresentar os documentos necessários. Normalmente, o prazo para fazer isso é de 30 dias. Caso não compareça, sua nomeação não terá efeito.

Você tem algum amigo que prestou concurso público e está ansioso pela homologação no Diário Oficial da União? Então não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais e marcá-lo na publicação!

Leia Também

Deixe seu comentário