Diário Oficial–e

Acompanhe as principais informações acerca do Imposto de Renda e veja como fazer declaração de IR 2018.

Todos os anos, os brasileiros devem acertar contas com a Receita Federal através do Imposto de Renda, um valor que é descontado dos proventos dos trabalhadores e repassado ao Governo Federal.

Caso o trabalhador não entregue o IR, pode ser privado de diversas atividades, por isso, é fundamental ficar por dentro de todas as informações sobre esse imposto.

Quem deve declarar Imposto de Renda 2018

É preciso declarar o imposto de renda 2018 as pessoas físicas que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Recebeu rendimentos tributáveis na declaração, com valor total estipulado em mais de R$24.556,65;
  • Recebeu rendimentos tributados diretamente na fonte, não tributáveis ou isentos, acima de R$40 mil, como prêmios de loterias, 13º salário, juros de poupança e ganhos com aplicações financeiras;
  • Teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos (propenso à incidência do imposto) ou realizou operações em bolsa de valores, de mercadorias, ou atividades de mesmo cunho.

Como fazer a Declaração do Imposto de Renda 2018 para Pessoa Física

Existem três formas preliminares de dar início à declaração:

  • Em um computador, acesse o Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil, no endereço http://rfb.gov.br;
  • Também em um computador, tendo acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, no endereço http://rfb.gov.br;
  • Por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, tendo acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda” no aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Para efetuar a declaração, é preciso instalar o programa e clicar em “Nova Declaração”.

Se o cidadão já realizou uma declaração anteriormente, o programa possibilita a opção “importar dados IRPF 2018”, e o trabalhador deve apenas atualizar os valores inseridos anteriormente.

Se for o caso de efetuar uma nova declaração, basta clicar em “declaração de ajuste anual” e preencher os dados que forem solicitados na nova aba que abrir.

No caso de dúvidas durante o processo de declaração do imposto de renda 2018, o cidadão deverá buscar resposta no guia localizado na barra à esquerda do programa (onde se apresentam diversos comandos e opções de preenchimento”.

Os brasileiros deverão preencher na declaração do IR 2018 todos os rendimentos, bens de direito e valores que constem em contas bancárias, fundos de investimento, e até valores e rendimentos dos seus dependentes.

É muito importante ter clareza e honestidade na hora de elaborar o imposto de renda, para que não acarrete em futuras complicações.

Clique aqui e saiba mais sobre o que mudou no Imposto de Renda 2018.

As opções para preenchimento do imposto de renda que podem ser encontradas na barra lateral do programa são:

– Alimentandos;

– Bens e direitos;

– Dependentes;

– Dívidas e ônus reais;

– Doações efetuadas;

– Espólio;

– Importações;

– Imposto pago/retido;

– Pagamentos efetuados;

– Renda;

– Rendimentos;

Conheça o Diário Oficial-e: Agência de Publicidade Legal

O Diário Oficial–e é uma plataforma online em que os cidadãos pode acessar conteúdos relevantes publicados nos Diários Oficiais dos Municípios, Estados e da União.

Através do Diário Oficial–e, os clientes também recebem auxílio na hora de realizar publicações nos veículos de comunicação legais.

Navegue pelo site para conferir outros materiais e obter mais informações.

Leia Também

Deixe seu comentário