Covid-19: como uma empresa pode enfrentar a crise?

Covid-19: como uma empresa pode enfrentar a crise?
5 minutos para ler

A gestão empresarial é muito importante para lidar com situações de crise, mas nada se compara ao momento que estamos atravessando em decorrência do novo coronavírus, seja para a saúde empresarial, seja para a saúde mental do trabalhador.

Com a economia parcialmente paralisada, as equipes de gestão empresarial devem achar meios para se adaptar à crise.

Nesse sentido, o empreendedor precisa encontrar um equilíbrio e pensar a longo prazo, visando manter a maioria dos empregos, que são fundamentais para a renda e para a movimentação da economia.

Saiba mais: Entenda a Lei Brasileira de Inclusão.

Como a empresa pode enfrentar a crise do coronavírus

Garantir a saúde mental dos colaboradores

A saúde mental de todos está sendo afetada durante a pandemia. Os colaboradores vivem momentos de incerteza, sem saber como ficará a situação dos empregos, caso a economia prossiga em lentidão.

Em vista disso, é fundamental encontrar formas de zelar pela saúde mental desses trabalhadores. A empresa pode investir na contratação temporária de um psicólogo para fazer o acompanhamento da equipe, ou recomendar terapia online para que os colaboradores tenham apoio profissional nesse momento.

Estimular a prevenção contra a doença

É importante que os gestores reafirmem o que já vem sendo dito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com relação aos hábitos de higiene que devem ser adotados e produtos que ajudam no combate à contaminação do vírus.

Cuidar da saúde do colaborador

Se algum colaborador chegar a ficar doente ou apresentar sintomas da Covid-19, ou mesmo se teve contato com algum indivíduo com suspeita, ou com histórico de viagem, deve ser devidamente orientado. Os gestores precisam ser proativos nesse momento para prover informações, como quais são os serviços de saúde que estão acolhendo os casos suspeitos ou confirmados.

Atenuar os impactos causados na produção

A empresa, seja de bens, seja de serviços, poderá ter suas atividades afetadas pela pandemia. Em vista disso, o gestor deve adotar medidas para atenuar os impactos negativos, sempre pensando nos colaboradores e na manutenção da empresa.

Se for possível, a adoção do home office (trabalho remoto) ajuda a manter as operações em funcionamento, mesmo com os trabalhadores em casa. A empresa deverá adotar políticas de gestão empresarial a distância, garantindo infraestrutura tecnológica, com equipamentos e sistemas para reuniões virtuais, além de avaliar a necessidade de viagens.

É preciso adiar eventos e viagens de trabalho, nacionais ou internacionais, levando em consideração o quanto a crise causada pela doença pode afetar a empresa, caso as orientações da OMS não sejam respeitadas.

Investir em gestão empresarial voltada aos funcionários

Investir no bem-estar de toda a equipe é uma pauta que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre gestão empresarial. Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente o quanto é preciso garantir que o funcionário não se sinta “ameaçado” pela crise.

Esse exercício pode ser bastante complicado, mas existem algumas ações que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo:

  • Horários flexíveis: a possibilidade de ter horário flexível faz com que o colaborador consiga tirar um tempo para cuidar de si;
  • Liberdade de fala: é importante deixar claro que o colaborador tem abertura para tirar dúvidas ou pedir sugestões;
  • Reuniões interativas: organizar rodas de conversa, ainda que remotamente, pode ajudar a melhorar a concentração, produtividade, saúde mental, humor e todo o clima organizacional;
  • Maior uso de tecnologia: investir em tecnologia, principalmente relacionada ao setor de Recursos Humanos, promove maior facilidade de organização das ações que garantem um bom funcionamento das equipes.

Redobrar o cuidado com a limpeza e higiene, especialmente em empresas sem o home office

A limpeza e a higiene são pilares fundamentais do combate à pandemia da Covid-19. Sendo assim, em empresas que não podem adotar o trabalho remoto, é essencial designar uma equipe de limpeza para a higienização constante de locais com maior contato humano, como catracas, botões de elevador, telefones, corrimãos, balcões e outras superfícies frequentemente tocadas pelos funcionários.

Administradores da gestão empresarial podem publicar no Diário Oficial pela internet

A gestão empresarial pressupõe diversas ações visando à administração de um negócio, sendo que parte delas envolve a publicação de documentos e de materiais no Diário Oficial.

Por meio do Diário Oficial-e, é possível realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados ou dos Municípios de forma prática e totalmente online.

Navegue pelo site para acompanhar notícias sobre gestão empresarial e saber como publicar no Diário Oficial.

Veja mais: DOE SPDOE RSDOE CE

Você também pode gostar

Deixe um comentário