Empresa familiar: dicas e cuidados com esse modelo de negócio

Diário Oficial Recife
3 minutos para ler

Uma empresa familiar é aquela em que o negócio está no começo ou que já é consolidado, mas conta com a ajuda da família durante o processo. Ela pode ser composta pelos filhos de um casal, por tios e sobrinhos, por irmãs, entre muitas outras opções.

Se você tem uma empresa familiar ou está pensando em abrir um negócio nesse modelo, talvez seja interessante pensar muito bem sobre o assunto, pois esse tipo de empresa não é tão simples de se levar quanto se imagina.

Neste post do Diário Oficial Recife, você vai saber tudo sobre uma empresa familiar e poderá identificar os prós e os contras de abrir um negócio como esse. Acompanhe!

No que consiste uma empresa familiar?

A empresa familiar, como o próprio nome já diz, é composta por pessoas da mesma família. Não é preciso que todos os cargos tenham o mesmo sobrenome, mas sim, que eles ocupem cargos importantes, como os de administração e gestão, por exemplo.

Para abrir uma empresa familiar, é preciso verificar todas as questões de sucessão e fisco com um advogado. Isso faz com que você não tenha problemas em um futuro inventário ou outras questões relacionadas.

Os tipos de negócio familiar

Existem diversos tipos de negócio familiar, sendo que eles se diferenciam de acordo com o tipo de administração e a vinculação dos bens da empresa com o patrimônio da família. Entre os principais tipos de empresa familiar, estão:

  • Familiar tradicional;
  • Trabalho familiar;
  • De administração familiar;
  • Familiar híbrida;
  • Influência ou Investimento familiar.

Cultura

A cultura da empresa diz respeito à tomada de decisão, subordinação e controle do negócio no dia a dia das práticas empresariais. Veja quais são os principais tipos:

  • Profissional;
  • Participativa;
  • Paternalista; 
  • Laissez-faire.

As vantagens e desafios

As maiores vantagens de se ter uma empresa familiar são a confiança que você pode ter em relação a seus sócios ou familiares, a questão da longevidade da empresa e das ambições de cada um dos profissionais que atuam na administração, que, em geral, são os mesmos, já que possuem a mesma cultura familiar, entre outros.

Já seus maiores desafios são a divisão dos salários, que pode ficar um pouco confusa em determinados momentos, a escolha do líder, conflito de interesse nas decisões e a questão das funções de cada pessoa, que podem conturbar o relacionamento da família.

Os cuidados nesse modelo

Os principais cuidados que você deve ter, se deseja abrir uma empresa familiar, é em relação à sucessão, que deve ser vista junto a um advogado especializado no assunto, bem como o aspecto da divisão do dinheiro da família com o dinheiro da empresa, já que as finanças podem se misturar em muitos casos, fazendo com que uma desordem financeira aconteça e possa vir até a quebrar a companhia. 

Conheça o trabalho do Diário Oficial-e

O Diário Oficial-e, assim como o Diário Oficial Recife, é especializado em trazer notícias de interesse público de maneira segura e transparente. A empresa conta com profissionais tecnicamente qualificados e uma vasta experiência no mercado.

Veja no Diário Oficial Recife: Entenda a diferença entre a nota fiscal e o recibo de pagamento

Você também pode gostar

Deixe um comentário