Ser um advogado de sucesso exige múltiplas habilidades. Além do vasto conhecimento jurídico, organização e disponibilidade para se atualizar, é preciso dominar técnicas de gestão de escritório e estratégias para fidelizar cliente.

Apesar de não ser considerada uma atividade empresarial, a preocupação com a satisfação do cliente é fundamental no dia a dia da advocacia. Afinal, esse profissional precisa garantir que seu trabalho atenda às expectativas — o que nem sempre está relacionado ao ganho de causa.

O tema é tão relevante e interessante que resolvemos abordá-lo em nosso blog. A seguir, você encontrará dicas valiosas para fidelizar clientes e alcançar o sucesso profissional. Acompanhe!

A importância de fidelizar clientes na advocacia

Conforme apontado, a advocacia não é uma atividade empresarial. Aliás, o próprio Código de Ética da profissão veda condutas mercantilistas e impõe limites ao marketing e à divulgação do trabalho.

Ainda assim, falamos de uma atividade que lida diretamente com o público. Mais do que isso, um advogado só consegue se destacar no mercado quando atua com o foco em proporcionar aos seus clientes um atendimento e serviço de qualidade. Perceba, portanto, que o foco de atuação deve ser a satisfação de sua clientela — nada diferente do funcionamento de uma empresa.

Quando falamos sobre a importância da fidelização de clientes na área jurídica, é necessário destacar que esse é o grande segredo para o sucesso. Como profissional autônomo, o advogado precisa de clientes para conquistar sua independência financeira, e o ideal é que se conquiste um público fiel e que confie na qualidade de seu trabalho.

Via de regra, o cliente fidelizado acredita na sua competência e, sempre que necessita de serviços jurídicos, o procura. Além disso, ele o indica para amigos e colegas, o que pode ser apontado como uma das melhores estratégias indiretas de marketing. Portanto, não há como ignorar a importância das ações que buscam fidelizar clientes. O advogado moderno e inteligente sabe que isso faz toda a diferença para o seu crescimento profissional.

Fidelizar cliente: as melhores dicas para um advogado

Após compreender a necessidade de atuar focado na fidelização de clientes, é provável que você esteja se perguntando: como atingir esse objetivo sem exagerar, de maneira eficiente e sem infringir normas de condutas éticas?

Sabemos que é essa é uma dificuldade comum na advocacia e, por isso, selecionamos algumas dicas infalíveis para aplicar em seu escritório. Deseja aprender? Continue com a leitura!

Saiba por que as pessoas te procuram

Entender a razão que levou o cliente a procurá-lo é muito importante. É possível que ele tenha recebido uma indicação (procure saber quem o indicou), tenha encontrado o contato em algum site jurídico ou até mesmo nas redes sociais.

Esse tipo de conhecimento o ajudará a avaliar quais estratégias são mais eficientes e, claro, reforçar suas ações nessa área. Desse modo, os canais que mais trazem resultados devem ser os mais explorados.

Aposte em estratégias de marketing

Mesmo com as limitações relacionadas à publicidade, o advogado pode investir em estratégias de marketing. O uso das redes sociais para publicar conteúdos informativos, do e-mail marketing para clientes já cadastrados no escritório e de um blog é um excelente exemplo de estratégias permitidas e que geram bons resultados.

Faça um atendimento impecável

O atendimento, em especial o primeiro, é a sua grande oportunidade de mostrar competência, responsabilidade e credibilidade. Portanto, se esforce para que tudo esteja impecável.

Lembre-se de estar vestido adequadamente, ter uma boa aparência, manter a sala organizada e limpa e, claro, invista em um diálogo sério e que transpareça o seu conhecimento e segurança para atuar na causa. Porém, jamais prometa algo que não possa cumprir — em geral, isso afasta o cliente.

Mantenha seus clientes atualizados

Processos jurídicos costumam ser demorados e complexos. Grande parte da população desconhece os trâmites de uma ação e se sente confusa diante de tantos termos e etapas.

Para fidelizar o cliente, é importante que você o mantenha informado sobre o andamento do processo. Não espere que ele ligue pedindo informações, antecipe-se! Ligue ou mande um e-mail sempre que houver uma novidade importante.

Modernize a prática jurídica em seu escritório

tecnologia é uma grande aliada do homem contemporâneo e deve ser utilizada a favor do escritório de advocacia. Softwares de gestão são excelentes ferramentas, pois automatizam o cadastro dos clientes, ajuda a manter as movimentações nos processos registradas e evita a perda de prazos — um dos erros mais graves que se pode cometer na advocacia.

Estude e se atualize

O Direito é um ramo dinâmico e em constante mutação. Para atuar na área, é necessário ter disponibilidade e vontade de aprender. Mais do que isso, o profissional deve se preocupar em acompanhar notícias e informativos dos Tribunais Superiores e ler o Diário Oficial.

Além disso, estudar é essencial. Faça cursos de especializações, participe de seminários e congressos e esteja sempre pronto para enriquecer seu currículo. Quanto mais capacitado você for, maior será sua lista de clientes fidelizados.

Peça feedbacks e corrija as falhas

A última dica é de grande relevância. Afinal, nenhuma das anteriores alcançará o resultado esperado se você não monitorar a satisfação de seu cliente. Assim sendo, é importante pedir feedbacks aos seus clientes e ouvir atentamente o que eles têm a dizer. Seja humilde e, em caso de críticas, aceite-as como uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

Após receber essas avaliações, é preciso estudar e compreender seus erros. Muitos deles podem ser facilmente corrigidos e essa é uma das maiores razões para estar disposto a mudar aquilo que foi apontado como ruim.

Chegamos ao final deste post e, conforme exposto, fidelizar cliente é uma estratégia de extrema relevância na área jurídica. Atuar em um mercado tão competitivo é um grande desafio, mas tenha certeza de que apenas os bons profissionais se destacam e conseguem crescer na profissão.

Por isso, trabalhe duro todos os dias e mantenha o foco em proporcionar aos seus clientes um serviço personalizado e de qualidade. Lembre-se de que você está atuando com direitos e que esse é um bem muito valioso para o ser humano, o que exige uma atuação profissional séria e responsável.

Por fim, podemos afirmar que, seguindo essas dicas para fidelizar cliente e se preocupando em manter um padrão de qualidade em seu atendimento, a fidelização de sua clientela será uma consequência natural dos seus esforços.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida sobre como conquistar seus clientes? Quer compartilhar alguma experiência conosco? Deixe seu comentário logo abaixo! A sua participação enriquece o nosso blog!

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