Perder tempo demais fazendo serviços de cartório é uma queixa comum de muitos advogados, que precisam conciliar assuntos estratégicos com outros mais burocráticos (solicitar documentos para os processos, por exemplo). Dentro desse contexto, uma alternativa interessante é contratar advogados correspondentes para executar os trâmites rotineiros.

Os advogados correspondentes são profissionais liberais contratados por outros advogados ou escritórios de advocacia para prestar serviços a empresas que estão em locais diferentes da causa e, também, para aqueles que necessitam otimizar seu trabalho. Assim, o correspondente jurídico pode realizar uma série de atividades, facilitando o trabalho do contratante.

Quais são os serviços de cartório que podem ser feitos por um advogado correspondente? A seguir, explicaremos os principais.

Solicitação e retirada de segunda via

No Cartório de Pessoas Naturais, o advogado correspondente pode solicitar qualquer tipo de documento, como certidões de nascimento, certidões de casamento e atestados de óbito. Também é permitida a solicitação de segundas vias de procurações públicas em Cartório de Notas.

Para requerer esses documentos, basta que o advogado tenha uma declaração do escritório contratado que o autorize a realizar esses serviços para a empresa.

Requisição e retirada de certidões

Já nos Cartórios de Registro de Pessoa Jurídica, de Imóveis e de Títulos e Documentos, os advogados podem solicitar e retirar certidões sobre qualquer tipo de registro que tiver sido feito nesse local.

As certidões retiradas podem ser de interior teor ou então de situações específicas, como a certidão negativa de uma pessoa em relação a um determinado imóvel.

Registros e atos

Também pode ser feito pelo correspondente o trabalho de registrar contratos, títulos, aditamentos contratuais e outros, nos diferentes tipos de cartório existentes.

A apresentação de títulos a serem protestados pode ser feita por advogados correspondentes similarmente, porém em cartórios de protesto.

Outra permissão em relação aos registros e atos é a apresentação de sentença com determinação de averbação, como é o caso da inclusão da situação de divórcio na certidão de casamento de um cliente.

Acompanhamento de escrituras públicas

Existem algumas escrituras públicas que não exigem a assinatura do advogado responsável pelo caso, como as escrituras de venda ou de doação. De tal modo, o correspondente jurídico pode ser contratado para acompanhar o cliente nessas situações, evitando que você precise dedicar o seu tempo para isso e, assim, possa se dedicar a ocorrências que necessitem de habilidades mais específicas.

Quando as escrituras exigem a assinatura de um advogado, o correspondente também pode representá-lo, mas para isso é preciso que ele já tenha concluído a graduação em Direito. Esse detalhe é importante, uma vez que estudantes também podem ser contratados para atuar na função de advogado correspondente.

Apresentação de documentos para fins de reconhecimento de firma

O advogado correspondente pode apresentar em cartório documentos com firmas a serem reconhecidas. Porém, nesses casos, o documento deverá ser apresentado em um Cartório de Notas no qual o cliente já tenha firma reconhecida.

Se isso não for possível, o advogado correspondente deverá acompanhar o cliente até um Cartório de Notas, de modo que a assinatura seja feita juntamente com um escrivão. A firma será reconhecida por meio da comparação com a assinatura feita no RG.

Extra: benefícios ao contratar um advogado correspondente para serviços de cartório

Contratar um advogado correspondente para fazer serviços de cartório e outros tipos de trabalho pode ser muito benéfico para os escritórios de advocacia. Listamos algumas dessas vantagens. Confira!

Expansão da atuação

O escritório de advocacia que contrata um advogado correspondente pode expandir os seus serviços atendendo a demandas em outras cidades, como as que estão nos arredores de seu município ou até mesmo em locais mais distantes geograficamente.

Isso se justifica porque você pode contratar advogados moradores dos municípios em que haja causas, de modo que o seu contratado poderá fazer todo o trabalho burocrático nos cartórios da localidade.

Após contratar advogados jurídicos em municípios de seu interesse, você poderá investir em divulgação e em publicidade nessas cidades, para que os moradores locais conheçam o seu trabalho e possam contratá-lo como advogado.

Economia de tempo

Contratar um advogado correspondente para assumir os trâmites legais e rotineiros do seu trabalho pode ajudar muito na economia do seu tempo. Afinal, todo o trabalho de se deslocar até cartórios para solicitar documentos e certidões, entre outras necessidades, são serviços que podem ser feitos pelo contratado.

Como vantagem, além de poupar tempo, você poderá se dedicar mais às questões estratégicas dos seus clientes, como estudar a legislação para saber como melhor aplicá-la em cada caso.

A economia de tempo também pode resultar em mais lucros para o seu escritório de advocacia, uma vez que você pagará menos honorários ou deixará de pagar horas extras para seus colaboradores.

Melhor custo-benefício

Além da economia de tempo, contratar correspondentes jurídicos também pode apresentar um melhor custo-benefício para o seu escritório. Isso porque pagar pelos serviços desses profissionais sai bem mais em conta do que gastos com transporte e hospedagem que você teria se precisasse se deslocar (ou deslocar seus colaboradores) até outras cidades.

Qualidade nos serviços contratados

Geralmente, os advogados correspondentes são profissionais em início de carreira, que ainda não têm seu próprio escritório e por isso se esforçam para adquirir reconhecimento em sua área de atuação.

Tal esforço gera um serviço de qualidade e de muita competência. Além disso, você pode avaliar o trabalho feito pelos correspondentes e, dessa forma, decidir se continuará trabalhando com eles ou se buscará outros colaboradores. Essa decisão é possível porque você não precisará contratar os advogados correspondentes como funcionários fixos, mas sim como colaboradores por demanda, que recebem de acordo com o trabalho realizado.

Como você pôde perceber, são muitos os serviços de cartório que podem ser realizados pelos correspondentes jurídicos. Além disso, agora você já sabe quais são os serviços de cartório que podem ser realizados pelos advogados correspondentes. Portanto, analise se essa opção é viável para o seu escritório e pense sobre as inúmeras vantagens da contratação que esse tipo de trabalho tem a oferecer.

Gostou do nosso artigo? Que tal então compartilhar este post em suas redes sociais?

Leia Também

Deixe seu comentário