Qual a importância da pesquisa de mercado?

Diário Oficial da União
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A pesquisa de mercado ajuda o gestor a ter uma visão mais apurada de sua área de atuação. Acompanhe todas as informações sobre o assunto e saiba como publicar no Diário Oficial da União. 

A ferramenta é de extrema importância para que o gestor tenha uma visão da atual situação de sua área de atuação. Ela deverá orientar em processos administrativos, como definição de estratégias e na tomada de decisões. 

Saiba mais: Entenda o que é um plano de negócios

Importância da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para que a empresa consiga ter sucesso a longo prazo e consolide a sua marca. Envolve uma das primeiras etapas de um plano de negócios e deve estar no topo da lista das prioridades de um empreendedor. Quando bem implementada, faz com que a empresa mantenha o foco nos seus consumidores. 

A boa análise vai ajudar o gestor a priorizar os investimentos de uma forma muito mais eficaz. Tendo isso em mente, será possível observar os subsídios para quantificar e segmentar o público em potencial. 

Mais que isso, a pesquisa servirá para orientar campanhas de marketing e moldar os produtos desde o início. Assim, ficará muito mais fácil tomar decisões e reduzir os custos. 

Dicas para iniciar uma pesquisa de mercado

Mesmo pequenos negócios podem realizar a pesquisa de mercado e alcançar o máximo de informações relevantes para a empresa. 

O pequeno empreendedor pode fazer a pesquisa sozinho, utilizando recursos que já tenha em mãos, sem ter que contratar pessoal especializado. A principal dica, para esses casos, é utilizar formulários já estruturados na internet, criando questionários e enquetes para a pesquisa. 

Além disso, o gestor pode tirar vantagens das redes sociais ao participar de grupos que possam ajudar a coletar informações. 

O gestor também não pode se esquecer de que há opções online e offline para realizar os levantamentos. Porém, antes de dar o primeiro passo em um estudo, é preciso definir o público-alvo. 

Ou seja, é necessário que haja clareza com relação ao mercado que se deseja atingir e atender. Apenas com esse perfil bem delimitado será possível elaborar perguntas mais objetivas, diretas e que possam ser respondidas de forma simples (com ‘sim’ ou ‘não’). 

A maioria das perguntas pode envolver preferências e visão do consumidor com relação ao valor do produto. No caso, poderia ser algo como “você pagaria tal preço pelo produto?”, ou “você compraria este produto novamente?”. 

Estude o mercado

É muito importante descobrir o quanto os consumidores pagam ou pretendem pagar pelo produto ou serviço oferecido. Da mesma forma, é preciso observar os valores cobrados pela concorrência. 

A partir de tais informações, você chegará a várias conclusões com relação ao papel do seu nicho no mercado. É importante conhecer todas as lacunas do mercado, com as necessidades do seu público-alvo com relação ao que sua empresa oferece ou pretende oferecer. 

Tendo em mãos todas essas informações, é possível buscar formas de traçar ou remanejar seu planejamento, sempre tendo como base as conclusões em que chegou.

Ou seja, por meio da pesquisa de mercado, é possível chegar a uma análise que revelará o melhor caminho a tomar. Da mesma forma, as pesquisas também o ajudarão a traçar prioridades antes de se lançar no mercado. 

Realize consultas gratuitas e publicações no Diário Oficial da União 

Para realizar consultas e publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios, conte com auxílio do portal Diário Oficial-e, que conta com uma equipe de profissionais especializados no assunto e que oferecerá a você toda ajuda necessária. 

Navegue pelo site para conhecer os serviços oferecidos pelo DO-e.

Você também pode gostar

Deixe um comentário